Título: MOREIRA FRANCO INTEGRA CONSELHO DE ALCKMIN
Autor: Adriana Vascocnelos
Fonte: O Globo, 03/08/2006, O País, p. 12

Tarefa será tentar conseguir apoio de Sérgio Cabral no Rio sem criar nova crise com aliados do tucano no estado

BRASÍLIA. A ala do PMDB que faz oposição ao governo Lula passou a integrar o comando da campanha do candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin. Em reunião ontem com o candidato, o presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), indicou o deputado Moreira Franco (PMDB-RJ) para representar o partido no conselho político da campanha tucana. A primeira missão de Moreira já foi decidida: tentar garantir uma declaração de voto do senador Sérgio Cabral (PMDB-RJ) ¿ hoje favorito na disputa pelo governo do Rio ¿ em favor de Alckmin sem criar uma nova crise com os demais aliados do candidato tucano no estado.

¿ Essa aproximação com Cabral é possível ¿ disse Temer, na saída do comitê eleitoral de Alckmin.

Depois de garantir semana passada o apoio do ex-presidente Itamar Franco, também do PMDB, o candidato tucano trabalha agora para integrar uma parcela maior do PMDB.

O fato de Moreira não estar disputando as eleições deste ano deverá facilitar a intermediação de um acordo de convivência pacífica entre os diferentes aliados de Alckmin no Rio. Moreira tem bom trânsito não só com o prefeito do Rio, o pefelista Cesar Maia, como com o candidato do PSDB ao governo estadual, deputado federal Eduardo Paes.

¿ Moreira será nosso representante no núcleo de coordenação política e na coordenação da execução da campanha. Sua prioridade deverá ser o Rio. Do tripé fundamental para qualquer candidato à Presidência, do qual fazem parte Rio, Minas Gerais e São Paulo, falta consertar apenas o Rio ¿ disse o deputado Eliseu Padilha (PMDB-RS).

O núcleo oposicionista do PMDB também deverá trabalhar nos bastidores para garantir a adesão de outros governadores e candidatos do partido à campanha de Alckmin. Eles apostam, por exemplo, no engajamento do governador do Paraná, Roberto Requião, assim como do candidato ao governo do Rio Grande do Norte, senador Garibaldi Alves.

Apoio de Rigotto só no segundo turno

Já o apoio do governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, candidato à reeleição, só deverá se consolidar mesmo no segundo turno das eleições presidenciais. De qualquer forma, a maioria da bancada federal do estado já está engajada na campanha de Alckmin.

¿ Eu mesmo tenho o apoio de 20 deputados estaduais e todos eles estão fazendo seu material de campanha incluindo o nome de Alckmin ¿ acrescentou Padilha.

O PMDB governista ¿ com os senadores Renan Calheiros, José Sarney e Ney Suassuna, e o deputado Jader Barbalho à frente ¿ está apoiando a reeleição do presidente Lula.