Título: CESAR CRITICA POLÍTICA CAFÉ-COM-LEITE DE TUCANOS
Autor: Cássio Bruno
Fonte: O Globo, 03/08/2006, O País, p. 13

Bornier, que foi indiciado pela PF em inquérito sobre desvio de verbas, deve coordenar campanha na Baixada

O prefeito do Rio, Cesar Maia (PFL), voltou a criticar ontem os tucanos em seu ex-blog. Cesar afirmou que a citação da política do café-com-leite, feita pelo candidato do PSDB ao governo de São Paulo, José Serra, anteontem, depois do encontro entre ele, o governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), e do candidato tucano à Presidência Geraldo Alckmin, ¿só pode ter sido uma brincadeira de mau gosto ou uma amnésia histórica¿.

¿A política do café-com-leite foi a marca da República Velha, do voto aberto de cabresto, das piores práticas político-eleitorais. E deu no que deu: na Revolução de 30! O que se deveria ter falado é dos compromissos de São Paulo e Minas, duas das três economias maiores do país, com o país todo. Declaraçãozinha infeliz, esta!¿, escreveu o prefeito em seu ex-blog.

No Rio, Alckmin terá o deputado federal Nelson Bornier (PMDB-RJ) como coordenador de campanha na Baixada Fluminense, região responsável por cerca de 22% do eleitorado no Estado do Rio. A informação foi confirmada pelo próprio Bornier, que terá que conquistar votos para o tucano com o também ex-prefeito José Camilo Zito, de Caxias.

¿ Ele me ligou hoje (ontem) e acertamos. Em duas eleições (1996 e 2000) eu tive o apoio do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Estou retribuindo ¿ afirmou.

O deputado disse que ficará responsável pela campanha de Alckmin em Nova Iguaçu, Mesquita, Queimados, Japeri e Belford Roxo. Já Zito acompanhará o tucano em Meriti, Magé, Guapimirim e Caxias.

Segundo Bornier, a previsão é que o PSDB inaugure, em 20 dias, um comitê central na Baixada, num galpão na Via Dutra.

¿ Vamos marcar para até o fim do mês uma caminhada com Alckmin na Baixada ¿ disse o deputado.

O coordenador-executivo da campanha de Geraldo Alckmin, senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), esquivou-se:

¿ Não há coordenação da campanha de Alckmin na Baixada Fluminense ¿ disse.

Em maio, Bornier chegou a ser citado no escândalo dos sanguessugas com outros deputados e um senador no relatório da Polícia Federal que investigava o esquema de fraudes para compra superfaturada de ambulâncias por prefeituras por meio de emendas de parlamentares. O deputado, no entanto, não aparece na atual lista dos suspeitos nas fraudes.

Em 2004, Nelson Bornier e seu sucessor na prefeitura, Mario Marques, foram indiciados pela Polícia Federal num inquérito que apurava o desvio de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (Fundef) e do Sistema Único de Saúde (SUS) na contratação de funcionários fantasmas.