Título: BALCÕES DA VARIG SERÃO REDISTRIBUÍDOS EM BREVE
Autor: Geralda Doca e Sabrina Valle
Fonte: O Globo, 03/08/2006, Economia, p. 30

VarigLog entra no STJ contra bloqueio de recursos para pagar direitos trabalhistas como determinou Justiça do Rio

BRASÍLIA e RIO. Os balcões de check-in em poder da Varig nos principais aeroportos do país ¿ Congonhas, Guarulhos, Santos Dumont, Galeão, Brasília e Fortaleza ¿ somente serão redistribuídos às concorrentes na próxima semana. As unidades são as que concentram os casos de tumulto devido à paralisação parcial de atividades da companhia aérea. O presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, disse ontem que aguarda o encaminhamento da proposta de malha aérea da Nova Varig para repassar as áreas às outras empresas.

Fontes ligadas às negociações disseram que a VarigLog ¿ que comprou a marca e as rotas da Varig ¿ pediu à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) um prazo de 48 horas, que se encerra amanhã, para apresentar o plano operacional completo da nova empresa. Até então, dizem essas fontes, a VarigLog teria apresentado uma malha precária, que seria implementada em três etapas: uma, em caráter de emergência, que prevê nove aviões; outra para o semestre, com 45; e, finalmente, uma para dois anos, com 75 aeronaves. A agência não confirma as informações.

TAM contrata 205 ex-funcionários da Varig

Segundo Pereira, não faz sentido a Nova Varig continuar de posse de todas as áreas aeroportuárias se vai operar uma malha pequena. Uma das idéias é repassar os balcões a Gol, TAM, BRA e Ocean Air, temporariamente, a cada 15 dias.

A VarigLog entrou ontem com recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para derrubar liminar concedida pela justiça trabalhista do Rio, que bloqueou US$75 milhões pagos à Varig depois do leilão, a fim de garantir direitos trabalhistas aos funcionários da Varig. Os recursos seriam usados para dar continuidade à operação da Varig até que a Aéreo Transportes Aéreos (empresa criada pela VarigLog para assumir as operações) obtenha autorização da Anac para voar.

A TAM confirmou ontem a contratação de 205 ex-aeronautas (equipe de bordo) da Varig até setembro. A empresa também deve absorver outros funcionários da Varig, já que pretende aumentar sua frota das atuais 88 aeronaves para pelo menos 96 até o fim do ano. Mas novas contratações só devem ser anunciadas depois que a TAM divulgar seu balanço.

No último dia 22, a Varig comunicou a demissão de 5.500 de seus 9.485 empregados. Até o fim do primeiro semestre, ou seja, antes dascontratações anunciadas ontem, a TAM tinha 10.240 funcionários. Destes, 1.150 são pilotos e co-pilotos.

Para cada nova aeronave, a TAM precisará de reforço nas áreas de manutenção, atendimento e administrativas, além de pessoal de bordo. No entanto, a companhia não divulgou uma estimativa do número de contratações futuras.

Depois de terem seus vôos cancelados pela Varig, 23 passageiros que iriam do Rio para Belém aguardaram até três dias para embarcar. Hospedados ao lado do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, eles se reuniram ontem para pressionar a companhia. Juntos, caminharam do hotel, próximo ao terminal 1 do aeroporto, até o balcão da empresa, no terminal 2. No fim da tarde, a companhia informou que eles seriam levados para São Paulo, de onde iriam para Fortaleza e, em seguida, para Belém.

A advogada Carolina Cerqueira de Miranda, de 23 anos, tentava ser realocada em outras companhias desde segunda-feira. De acordo com ela, havia idosos, crianças e um bebê de apenas 4 meses entre os passageiros. A Varig pagou as despesas do grupo com hospedagem e alimentação.