Título: Estratégia militar usada há mais de três décadas
Autor:
Fonte: O Globo, 03/08/2006, O Mundo, p. 33

Uso de comandos por Israel é comum

A operação com um comando israelense que capturou cinco libaneses ontem em Baalbek, reduto do Hezbollah, é muito parecida com outros ataques feitos por Israel no Líbano nas décadas de 70, 80 e 90. A última operação dessa natureza foi a captura do líder islâmico libanês Moustapha Dirani em 1994 no Vale do Bekaa.

No dia 28 de julho de 1989, um comando israelense a bordo de helicópteros desembarcou nas primeiras horas do dia próximo a Jibchit, no sul, e capturou em sua própria casa o xeque Abdel Karim Obeid, um dos líderes do Hezbollah na região, que só foi libertado em 2004 como parte de uma troca de prisioneiros entre a guerrilha e Israel.

Em 1986, um comando israelense com dois helicópteros seqüestrou, em Qsarnaba, Moustapha Dirani, considerado o responsável pela captura do piloto de avião israelense Ron Arad meses antes.

A primeira operação israelense deste tipo no Líbano foi feita em 13 de abril de 1973. Um comando desembarcou de barco numa praia de Beirute e assassinou em plena capital três dos principais dirigentes da Organização para a Libertação da Palestina (OLP): Kamal Adouane, Kamal Nasser e Abu Youssef al-Najjar.