Título: `FIDEL ESTÁ LÚCIDO E CONTA PIADAS¿, DIZ ALARCÓN
Autor:
Fonte: O Globo, 03/08/2006, O Mundo, p. 35

Segundo o presidente do Parlamento, líder de Cuba está muito vivo e alerta. Raúl Castro ainda não apareceu em público

HAVANA. Com a saúde de seu governante transformada em ¿segredo de Estado¿, os cubanos tiveram que se contentar ontem com o relato do presidente do Parlamento, Ricardo Alarcón, que contou ter visitado Fidel Castro. Segundo ele, única autoridade a comentar o assunto, Fidel está lúcido e de bom humor, e fez até piadas.

¿ Ele está perfeitamente consciente. Está de muito bom humor, como sempre. Falamos por mais de meia hora sobre muitas coisas.

Alarcón disse que se encontrou com Fidel na segunda-feira, antes do anúncio da cirurgia para conter um sangramento intestinal, e de novo na terça-feira.

¿ Diria que está num período de recuperação normal, mas muito vivo e muito alerta.

Fidel, que completa 80 anos no dia 13, transferiu provisoriamente seus principais cargos para o irmão e primeiro vice-presidente, Raúl, na segunda-feira. Desde então, duas mensagens atribuídas a ele foram divulgadas. A segunda afirmava que sua saúde era ¿segredo de Estado¿.

Em Miami, Juanita Castro, irmã de Fidel, disse ter sido informada por pessoas em Cuba que ele não estava mais na unidade de tratamento intensivo. Juanita, que deixou Cuba em 1964, há anos não fala com o irmão devido a diferenças políticas.

¿ A última informação que recebi é que ele já está fora do tratamento intensivo e agora espera para ver o que acontece.

Havana suspende festa de carnaval

Sem saber onde Fidel se recupera, os cubanos têm se perguntado ainda por onde anda Raúl, que desde que recebeu o poder não aparece em público. Nenhum meio de comunicação informou quais foram suas atividades no primeiro dia no cargo.

¿ Deveria ter aparecido algum deles (os Castros) porque as pessoas fazem perguntas ¿ disse um vendedor em Havana.

O clima na capital era de calma, mas já se notava o aumento no número de policiais nas ruas e os Comitês de Defesa da Revolução estavam em alerta. As autoridades decidiram suspender o carnaval de Havana, que aconteceria neste fim de semana.

www.oglobo.com.br/mundo