Título: Perversidades do zoológico online
Autor: Cláudia Lamego
Fonte: O Globo, 04/08/2006, O País, p. 10

Um sempre divertido passeio pela sedutora inutilidade chamada orkut mostra que o site de relacionamentos entrou de corpo inteiro na festa da democracia ¿ com perversidades, cultos, fofocas, boatos, tudo o que de melhor (e pior) a mente humana é capaz de inventar. Na disputa pela Presidência, cada um faz o seu, mas o resultado respeita incrivelmente a ordem aferida pelas pesquisas de opinião.

Da procura por ¿Lula¿ (excluídos os xarás, inclusive o molusco cefalópode que fica excelente com arroz e brócolis) vêm mais de mil referências. A maioria é contra, com direito a malvadezas como ¿Lula não sabe dirigir Brasília¿ (804 membros), com uma foto do carro. O povo que segue ao lado dele aparece em odes rimadas como ¿Em 2006, Lula outra vez¿ (605 integrantes). Há ainda os peçonhentos, que defendem ¿Lula para técnico da seleção¿ (333 associados).

Alckmin batiza 507 comunidades ¿ umas poucas, é bem verdade, dedicadas a candidata à primeira-dama, Lu, ¿bela e virtuosa mulher¿, como descreve uma delas (701 signatários). Mas é o povo menos criativo. Tem um festival de ¿Geraldo Alckmin presidente¿ e ¿Eu voto em Geraldo Alckmin¿ com currículo, biografia... Um tédio.

A passionária das Alagoas semeia sentimentos mais primitivos, em comunidades como ¿Eu adoro a Heloísa Helena¿ (329 seguidores), uma das 159 dedicadas à senadora. Ela também ostenta grupos como ¿Heloísa Helena, mulher de fibra¿ (76 apóstolos) ou ¿Heloísa Helena é fashion¿ (24 adeptos), mas precisa aturar a turma do ¿Eu tenho medo da Heloísa Helena¿ (44 venenosos). Desventuras do jogo político.

Professor Cristovam Buarque conta com 27 comunidades. Entre elas, não está a ¿Amo as aulas do Cristovam¿ (189 fanáticos), homenagem às lições de ¿step, jump, aeróbica e spinning¿. Basta olhar o jeitão atlético do candidato do PDT: só pode ser um homônimo, que, como o resto da humanidade, tem seu lugarzinho no zoológico online.