Título: NOVAS PLATAFORMAS TERÃO NACIONALIZAÇÃO RECORDE
Autor: Ramona Ordoñez
Fonte: O Globo, 04/08/2006, Economia, p. 29

Índice de P-51 e P-52 chegará a 75%. Lula visita obras e elogia indústria naval brasileira

ANGRA DOS REIS. As plataformas P-51 e P-52, em construção no estaleiro Brasfels em Angra dos Reis, no Estado do Rio, terão os maiores índices de nacionalização já alcançados pela indústria brasileira de materiais e equipamentos. O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva às obras, informou que os níveis de nacionalização estavam superiores aos mínimos exigidos pela estatal nas licitações realizadas. O nível de nacionalização médio nas duas plataformas deverá ficar entre 70% e 75%, contra os 60% médios exigidos nos contratos.

¿ A resposta da indústria nacional brasileira foi mais rápida do que esperávamos. E os cronogramas estão nos prazos acertados. Isso mostra que a indústria nacional está conseguindo atender à demanda dos inúmeros projetos da Petrobras ¿ destacou Gabrielli.

Visita do presidente teve clima de campanha eleitoral

Os investimentos totais nas duas plataformas somam cerca de US$1,7 bilhão. Desse total, US$780 milhões estão sendo financiados pelo BNDES. Cada plataforma vai produzir 180 mil barris diários de petróleo, 10% da produção total do país hoje. A P-52 deverá ser entregue em abril e a P-51, em dezembro de 2007.

Quando candidato, em 2002, o presidente Lula criticou a política de encomendas no exterior da Petrobras. Depois que ele assumiu, em 2003, a estatal aumentou os percentuais exigidos de conteúdo nacional. Ontem Lula, em plena campanha eleitoral, não escondia sua satisfação: conversou com os operários, tirou fotos e deu autógrafos.

¿ Isso gerou uma polêmica nacional. Diziam que a indústria brasileira não tinha condições de construir plataformas. A indústria naval e os estaleiros estão se recuperando. O Brasil voltará a ter uma grande Marinha Mercante. Vamos construir os navios e as plataformas que quisermos. Nós decidimos que somos donos do nosso próprio nariz ¿ afirmou Lula.

O presidente do BNDES, Demian Fiocca, que participou da visita ao estaleiro, disse ter ficado impressionado com o fato de as obras não apresentarem atraso.

¿ O elevado índice de nacionalização e o cronograma em dia das obras mostram que a política do governo estava certa ¿ afirmou Fiocca.