Título: IRAQUE PERTO DA GUERRA CIVIL, DIZEM AUTORIDADES
Autor: Ricardo Galhardo
Fonte: O Globo, 04/08/2006, O Mundo, p. 33
Alerta foi feito por ex-embaixador britânico e comandante dos EUA no Oriente Médio
BAGDÁ. O mais importante comandante militar dos Estados Unidos no Oriente Médio, general John Abizaid, disse ontem que o Iraque pode entrar em guerra civil se a atual onda de violência não for contida.
¿ A violência sectária é, provavelmente, a maior que eu já vi. O país está perto de entrar em guerra civil ¿ disse Abizaid.
Abizaid fez a afirmação durante depoimento dado ao Senado americano sobre o diagnóstico feito pelo diplomata britânico William Patey, que deixou na semana passada o posto de embaixador em Bagdá. Patey sugere, em documento divulgado pela rede britânica BBC, que uma guerra civil é o cenário mais provável no Iraque a médio prazo. O diplomata ressalva, no entanto, que a situação não está totalmente fora do controle, mas que permanecerá ¿confusa e difícil¿ nos próximos cinco a dez anos.
¿A perspectiva de uma guerra civil de baixa intensidade e de uma divisão de fato do Iraque é mais provável que uma transição bem-sucedida e substancial para a democracia neste momento¿, escreveu Patey no documento.
Explosão de bomba mata 10 e fere 30 em Bagdá
As declarações sobre a instabilidade do Iraque aconteceram em meio a mais um dia de atentados. No centro de Bagdá, a explosão de uma bomba matou pelo menos dez pessoas e feriu cerca de 30 nas proximidades de uma movimentada área comercial. Segundo as autoridades, a bomba foi colocada num depósito de lixo na Rua Amin, tradicional centro comercial da capital e que estava lotada no momento da explosão. Entre as vítimas há pelo menos cinco crianças e oito mulheres.
De acordo com um relatório da ONU baseado em estatísticas governamentais, cerca de cem pessoas morrem por dia em todo o país por causa da onda de violência.