Título: CHEFE DE POLÍCIA DEPÕE EM COMISSÃO QUE INVESTIGA MORTE DE JEAN CHARLES
Autor: Fernando Duarte
Fonte: O Globo, 04/08/2006, O Mundo / Ciencia e Vida, p. 35

Investigadores apuram conduta de Ian Blair após morte do eletricista

LONDRES. Em mais um episódio que certamente não fará maravilhas por sua imagem pública, o comissário da Scotland Yard, Ian Blair, foi entrevistado ontem por investigadores da Comissão Independente de Reclamações sobre a Polícia (IPCC) que apuram a conduta de oficiais da corporação na divulgação de informações sobre a morte do brasileiro Jean Charles de Menezes.

Em 22 de julho do ano passado, o eletricista mineiro foi executado com sete tiros na cabeça por agentes à paisana durante uma operação antiterror na estação do metrô de Stockwell, depois de ser confundido com um dos suspeitos dos atentados frustrados ao sistema de transportes da capital britânica na véspera.

Entrevista do comissário teve caráter não-criminal

Poucas horas após o incidente, Blair veio a público elogiar o desempenho dos agentes, afirmando ainda que o uso de força letal se devera a uma tentativa de fuga por parte do suspeito. O problema é que documentos da IPCC obtidos por uma emissora de TV britânica revelaram um quadro totalmente diferente, o que despertou a ira do público e da mídia do país. Embora o comissário tenha alegado que só soube do engano na manhã de 23 de julho, sua versão dos fatos foi várias vezes contestada por fontes da própria Scotland Yard, o que só fez reforçar os pedidos por sua renúncia.

Ontem, um porta-voz da corporação ressaltou que a ida do comissário à sede da IPCC, no centro de Londres, ocorreu em caráter não-criminal.

¿ A entrevista teve lugar sob circunstâncias de conduta policial. Ian Blair ficou satisfeito pela oportunidade de expor sua versão dos fatos.

O comissário não fez parte das centenas de pessoas ouvidas pela investigação principal, encerrada no início do ano, e cujos termos só deverão ser publicados em outubro. Há duas semanas, o Ministério Público concluiu não haver sustentação legal suficiente para processar criminalmente oficiais da polícia ou mesmo os agentes que atiraram em Jean Charles.