Título: LULA: `VOU FAZER MUITO ASSISTENCIALISMO¿
Autor: Evandro Éboli
Fonte: O Globo, 07/08/2006, O País, p. 3

Presidente diz que cumpriu promessa de dar ao povo três refeições diárias

GOVERNADOR VALADARES (MG). O presidente Lula reafirmou ontem a prioridade do Bolsa-Família na campanha pela reeleição. Ontem, em Governador Valadares, no Leste mineiro, o presidente disse ser o único governante que dá atenção ao social e que cuida do povo e rebateu críticos que acusam o programa de ser assistencialista.

¿ Como este que vos fala já passou fome, sei que para aquele que toma café de manhã, almoça e janta todo o dia, talvez o Bolsa-Família seja assistencialismo. Mas para uma mãe que pega R$70 ou R$65 e vai ao supermercado comprar comida para levar para casa, se isso for assistencialismo, eu vou fazer muito assistencialismo, porque vou continuar cuidando do povo pobre desse país ¿ disse Lula.

Lula afirmou que todos os programas sociais são realizados pelo governo federal e desafiou se há outro dirigente político que tenha ações nessa área ¿ o que inclui prefeitos e governadores de seu partido, o PT.

¿ Pegue o mapa do Brasil, do Oiapoque ao Chuí, para ver se governantes gastam dinheiro com o pobre.

Lula disse que às vezes é aconselhado a construir um porto ou aeroporto em vez de ¿ficar dando dinheiro para pobre¿.

¿ Não estou dando dinheiro para pobre. Estou pagando aquilo que o pobre merece.

Lula disse que cumpriu a primeira promessa que teria feito quando assumiu a Presidência, garantir que todo brasileiro faria três refeições ao dia.

¿ Esta é a coisa mais sagrada para mim. É por isso que nossos adversários estão tão nervosos.

O presidente afirmou que o nome de seu segundo mandato será desenvolvimento, com distribuição de renda e com educação de qualidade.

Além do Bolsa-Família, a estabilização da economia foi outro ponto forte do discurso de campanha de Lula, ao lado de alguns resultados na área de educação. Ele prometeu fazer ¿uma revolução cultural no Brasil¿.