Título: É mais fácil subir numa mangueira¿
Autor: Ronaldo D'Ercole
Fonte: O Globo, 07/08/2006, O País, p. 4

Cristovam comenta pesquisas

RECIFE. Com apenas 1% nas pesquisas de intenção de voto, o candidato do PDT à Presidência, Cristovam Buarque, deixou escapar ontem um comentário bem-humorado, mas preocupante para quem está a dois meses da disputa pelas urnas e não consegue decolar na preferência do eleitorado:

¿ É mais fácil subir numa mangueira do que nas pesquisas ¿ disse, ao escalar o tronco da velha árvore do quintal vizinho ao de sua infância, onde costumava subir para tirar frutas com os colegas da Rua 12 de Outubro, no bairro dos Aflitos e onde ele esteve na tarde do domingo.

¿ Vamos esperar o mês de outubro. Mas em uma árvore se sobe em centímetros, já nas pesquisas quando isso acontece é em milhões de votos. E eu comecei agora ¿ afirmou.

Cristovam estava gravando cenas para o programa eleitoral gratuito na casa onde nasceu e foi criado, quando um antigo vizinho, Carlos Alberto Siqueira Cavalcanti, foi abraçá-lo e o chamou para confraternizar com amigos da década de 50.

Cristovam não teve nenhuma dificuldade em subir na mangueira, mesmo calçado com sapatos sociais de solado de couro, mas precisou se equilibrar para não escorregar na descida, o que o levou a fazer a brincadeira com seu desempenho nas pesquisas. Disse, no entanto, que não vai desanimar. Cristovam voltou a criticar o seu antigo partido, o PT:

¿ O PT não é mais referência de esquerda. Pode até ser um dia ainda. Mas não tem proposta e perdeu o seu vigor transformador. Não fala mais em mudança, em transformação. É um partido sem bandeira, afirmou.