Título: HELOÍSA COBRA INVESTIMENTOS NO SERTÃO
Autor: Ronaldo D'Ercole
Fonte: O Globo, 07/08/2006, O País, p. 4

Em Alagoas, candidata do PSOL desfilou de chapéu de couro

DELMIRO GOUVEIA (AL). No terceiro dia de campanha no alto sertão de Alagoas, a candidata do PSOL à Presidência da República, senadora Heloísa Helena, vestiu-se a caráter para acompanhar a Missa do Vaqueiro, evento tradicional na região. Heloísa desfilou vestida com protetor de peito, gibão e chapéu de couro.

A candidata comeu um prato típico da região ¿ rabada de boi. Em 1998, o então presidente da República Fernando Henrique Cardoso iniciou a campanha de reeleição no município, que fica a 320 quilômetros de Maceió. Vestido de vaqueiro do sertão, Fernando Henrique cavalgou com uma comitiva de sertanejos típicos e comeu buchada de bode na feira da cidade.

Alagoana e sertaneja, Heloísa cobrou investimentos no sertão nordestino:

¿ O país, que tem um orçamento de R$1,8 trilhão, não tem autoridade moral para dizer que não tem R$40 milhões para investir no sertão brasileiro. Apenas 5% do dinheiro destinado ao pagamento dos juros da dívida e destinado a salvar bancos resolveriam o problema da seca na região.

Indagada sobre o envolvimento de alguns senadores e deputados em escândalos de corrupção, a candidata atacou seu principal adversário político e de campanha:

¿ Hoje, a podridão do Congresso é igual à do governo federal porque é dos ministérios que saem os recursos. Precisamos investigar muitos. Além de empresários, tem muitos prefeitos sanguessugas.

Hoje, Heloísa visita Palmeira dos Índios, no agreste alagoano, onde viveu parte da infância. Lá, visitará a casa-museu do escritor Graciliano Ramos.