Título: ALCKMIN: `ESTOU ABSOLUTAMENTE ZEN, PAZ E AMOR¿
Autor: Ronaldo D'Ercole
Fonte: O Globo, 07/08/2006, O País, p. 4

Para rebater as críticas de Lula, tucano reedita lema usado pelo presidente durante a campanha de 2002

SÃO PAULO. O candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, rebateu ontem afirmação feita no sábado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que seus adversários estão tensos, ¿babando¿ diante das realizações de seu governo e da larga vantagem que desfruta nas pesquisas de intenção de voto. Segundo o tucano, este não é o seu caso. Alckmin disse estar ¿absolutamente zen¿, e assim conduzirá toda a sua campanha. Ele até copiou o slogan da campanha de Lula em 2002, o ¿Lulinha paz e amor¿:

¿ Eu estou absolutamente zen, paz e amor. Paz, amor e trabalho, que é disso que o Brasil precisa ¿ disse.

Tucano rejeita convocação de Constituinte exclusiva

Alckmin participou no início da tarde de ontem de uma caminhada em Cidade Tiradentes, uma das regiões mais populosas da Zona Leste de São Paulo. Durante 45 minutos, o tucano cumprimentou eleitores, ouviu pedidos e até se arriscou a jogar com moradores do local uma partida de malha, esporte no qual o jogador usa um disco para derrubar pinos.

Alckmin voltou a atacar a proposta de convocação de uma Assembléia Constituinte exclusiva como forma de viabilizar uma reforma política no país, lançada pelo presidente Lula e defendida pelo PT. Embora considere a reforma uma prioridade, o tucano disse que uma Constituinte só faz sentido em momentos de ruptura, como em 1988, quando o fim do regime militar criou a necessidade de um novo pacto político para a redemocratização do país.

¿ A reforma política são poucos itens. Entendo que dá para fazer com um novo governo com força política, com articulação no Congresso ¿ disse.

Prioridade na reforma para a fidelidade partidária

Alckmin lembrou que a atual Constituição brasileira nem completou 18 anos.

¿ Não atingiu ainda a maioridade ¿ observou.

A seu ver, o ¿mudancismo constitucional¿ não ajuda em nada. Além disso, seria um grande desperdício de dinheiro ¿manter dois Congressos¿ em funcionamento. Segundo o tucano, a reforma política pode ser feita por meio de leis.

¿ Então, por que se pararia o país para mudar isso? ¿ questionou.

O candidato defende mudanças na organização política do país em etapas, e a prioridade, defendeu, é a fidelidade partidária.

¿ Se você abrir muito o debate, ele fica infindável. Faz (a reforma) por etapas ¿ disse.

O candidato tucano também desdenhou do interesse do presidente Lula e dos petistas em realizar com a máxima urgência uma reforma política no país.

¿ Não acredito em quem teve quatro anos e não fez a reforma política. Acho difícil que a faça num outro mandato ¿ afirmou ele.

Sobre o fato de vários prefeitos de partidos de sua base aliada do interior paulista (inclusive três do próprio PSDB) terem manifestado publicamente apoio à candidatura do presidente Lula, durante evento político, ontem em Campinas, Alckmin reagiu enigmático:

¿ As pessoas têm liberdade. Isso aí o tempo vai consertar ¿ disse Alckmin, que hoje passa o dia no Rio.