Título: MINISTRO DESCARTA INTERVENÇÃO EM RONDÔNIA
Autor: Alan Gripp
Fonte: O Globo, 05/08/2006, O País, p. 4

CURITIBA. O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, afirmou que a megaoperação da Polícia Federal em Rondônia é a de maior repercussão já feita no país, pelo nível das pessoas envolvidas. O ministro descartou, no entanto, intervenção federal no estado:

¿ Não foi cogitada intervenção. Só se as circunstâncias mudarem muito.

O ministro disse que nos últimos 42 meses foram realizadas 280 operações.

¿ Acredito que a Polícia Federal tenha reunido um grande número de evidências que fundamentaram a decisão do Superior Tribunal de Justiça de decretar essas buscas, apreensões e prisões. É uma operação séria ¿ afirmou.

Em nota, o vice-presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Moreira Chaves, que assumiu interinamente a presidência, disse que aguarda as investigações e destacou que a rotina de trabalho foi mantida. Na Assembléia Legislativa, o vice-presidente, Kaká Mendonça (PTB), assumiu no lugar de Carlão de Oliveira.

O advogado Edmundo Santiago, da Associação dos Magistrados de Rondônia (Ameron), disse que a prisão dos magistrados é ¿ilegal e arbitrária¿ e que a Ameron já entrou com pedido de hábeas-corpus no Supremo Tribunal Federal, em Brasília.