Título: JARBAS ADMITE DIFICULDADES NA REGIÃO
Autor: Leticia Lins e Gerson Camarotti
Fonte: O Globo, 05/08/2006, O País, p. 14

Aliado reconhece desconforto com o `patamar catastrófico¿ de Alckmin

RECIFE.No palco de lançamento do programa de Geraldo Alckmin para o Nordeste, o ex-governador de Pernambuco Jarbas Vasconcelos (PMDB), candidato ao Senado, admitiu ontem em seu discurso que o tucano vive um situação desconfortável na região, diante do favoritismo do presidente Lula.

Na pesquisa CNI/Ibope, divulgada ontem o presidente Lula lidera no Nordeste com 64% e Alckmin aparece com 12%, uma vantagem superior a 50 pontos.

¿Existe uma diferença brutal, mas vamos reverter¿

No discurso, Jarbas disse que a diferença em relação ao presidente cairá durante a campanha, mas admitiu que Alckmin não vencerá na região.

¿ O senhor tem uma situação de desconforto na região, não vou mentir. O senhor não vai sair da região vitorioso, mas vai avançar e estreitar essa diferença ¿ disse Jarbas: ¿ Alckmin sairá desse patamar catastrófico, que há em praticamente todos os estados do Nordeste, para patamares reais. Existe uma diferença brutal entre Lula e Alckmin na região e temos que trabalhar para reverter isso. O programa da televisão vai ajudar a associar a imagem de Alckmin à dos líderes da região.

Segundo a pesquisa Ibope de ontem, em Pernambuco a diferença entre os principais concorrentes é ainda maior: 69% para Lula e 11% para o tucano.

Alckmin minimizou o resultado nacional da pesquisa Ibope e disse que a campanha só começa com o horário eleitoral.

¿ Não aconteceu nada nas pesquisas, está na margem de erro. A campanha vai começar com a propaganda eleitoral. A pesquisa mostra estabilidade. O fato é que nós estamos chegando ao segundo turno ¿ afirmou.

Sobre seus problemas no Nordeste, afirmou:

¿ Os problemas são regionais, são disputas estaduais. O bom é que fosse um palanque único, como acontece em Pernambuco ¿ disse, referindo-se à situação que prevalece na maioria dos estados da região, onde pefelistas e tucanos não fizeram acordo.

O tucano disse estar seguro de que, havendo segundo turno, herdará a maior parte dos votos da candidato do PSOL, a senadora Heloísa Helena:

¿ O adversário não é o inimigo. Respeito Heloísa Helena. Seria deselegante dizer que já estou no segundo turno e ela, não. Mas todas as simulações mostram que, quando vou para o segundo turno, a maioria dos eleitores dela vota em mim. (Gerson Camarotti e Letícia Lins