Título: CRISTOVAM PEDE ATENÇÃO AOS ELEITORES
Autor: Leticia Lins e Gerson Camarotti
Fonte: O Globo, 05/08/2006, O País, p. 14

`Não adianta eleger a mim presidente com um Congresso desse¿, diz pedetista

SÃO PAULO. Em meio aos escândalos de corrupção que atingem parlamentares de diversos partidos, o candidato do PDT à Presidência, senador Cristovam Buarque, atacou ontem o Congresso e pediu atenção aos eleitores na hora de votar para renovar a Câmara dos Deputados. Ao comentar o envolvimento de congressistas no escândalo do mensalão e com a máfia dos sanguessugas, ele disse que o eleitor precisa ter cuidado para não se arrepender de seu voto.

¿ A gente vem aqui como candidato à Presidência, mas eu queria que vocês (eleitores) não esquecessem dos outros candidatos. Não fiquem apenas no presidente. Não adianta eleger a mim presidente com um Congresso desse. Preste atenção nos candidatos a deputado estadual, federal e senador. Preste atenção para não se arrepender de seu voto ¿ disse, em entrevista ontem ao ¿SBT Brasil¿.

`Não vejo diferença alguma entre Lula e Alckmin¿

Depois de lembrar que foi demitido do governo Lula por telefone, o ex-ministro da Educação disse que dificilmente passará do primeiro turno, mas não adiantou sua preferência sobre quem apoiar no segundo.

¿ Não vejo diferença alguma entre (Luiz Inácio) Lula (da Silva) e (Geraldo) Alckmin. Os dois têm programas iguais. Não vejo problema nenhum em meu partido apoiar um ou outro. Eu não tenho mágoa, tenho causa ¿ disse ele, lembrando que, depois da demissão, teve apenas três encontros casuais com o presidente Lula.

¿ Tive dois apertos de mão com Lula na casa de (Aloizio) Mercadante e um quando lançava meu livro em Paris ¿ disse o pedetista, que criticou o que chamou de acomodação dos petistas. ¿ No PT teve corruptos, mas o partido é feito em sua maioria de pessoas honestas, porém acomodadas. O grande crime do PT é a acomodação.

O candidato disse que, se eleito, pretende criar uma espécie de caderneta de poupança para alunos aprovados nos ensinos básico e médio. A idéia é pagar R$100 por aluno que passar de ano. Cristovam critica a evasão escolar:

¿ A evasão hoje é de dois terços. Noventa e cinco por cento dos jovens estão matriculados, mas muitos não freqüentam as aulas. Só um terço tem ensino médio, e só a metade disso teve ensino de qualidade.