Título: Campanha de Lula já gastou R$ 4,2 milhões
Autor: Soraya Aggege
Fonte: O Globo, 05/08/2006, O País, p. 15

Para tesoureiro, arrecadação de R$5,7 milhões ficou abaixo do esperado; PT terá 0800 para captar doações

SÃO PAULO. O PT antecipou a primeira prestação de contas da campanha pela reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mesmo com um saldo de R$1.563.059,62 até o dia 2, o tesoureiro José de Filippi Júnior considerou ontem que a arrecadação, de R$5.799.337,34, ficou abaixo do esperado. O partido anunciou novas frentes de arrecadação, como um 0800 para doações a Lula de R$5, R$10 e R$20, um sistema de telemarketing para empresários e até um sistema de home banking para captar doações pela internet.

- Tivemos um começo um pouco abaixo do esperado. Mas aproveitamos este período de contatos e estabelecemos quatro eixos arrecadatórios - disse Filippi, argumentando que espera uma melhora de recursos para agosto, quando os empresários estarão mais à vontade com as novas regras eleitorais.

Na avaliação do presidente do PT, Ricardo Berzoini, Lula repetirá em até 90% seus grandes doadores de 2002. Perguntado sobre as baixas de antigos colaboradores, ele foi otimista:

- Temos tido bom relacionamento com empresários graças ao bom desempenho econômico do país.

Telemarketing deverá acionar 4.500 empresas

Depois dos grandes contribuintes, pessoas jurídicas de médio e pequeno porte são o segundo eixo do tesoureiro. Um serviço de telemarketing deverá acionar cerca de 4.500 empresas. Por e-mail, empresários e executivos receberão uma carta do tesoureiro. O sistema de arrecadação por telefone, pelo 0800, será divulgado na propaganda de rádio e TV.

O PT previu gastar até R$89 milhões na campanha. Segundo Berzoini e Filippi, no entanto, os gastos deverão ficar entre R$50 milhões e R$60 milhões. Para um eventual segundo turno, o PT prevê gastar R$25 milhões. As contas do partido e do candidato foram abertas no Banco do Brasil, segundo Filippi, que não pretende trabalhar com contas em outros bancos.

O PT não detalhou os gastos de R$4.236.277,22, mas adiantou que mais da metade, R$2,311 milhões, foi gasto com publicidade e produção de programas e de jingles. Pelo menos R$2 milhões fariam parte do contrato de R$8 milhões com o publicitário da campanha, João Santana. Foram detalhados gastos de R$156 mil para ressarcimento das despejas com o transporte oficial do presidente Lula. O saldo de mais de R$1,5 milhão deverá ser usado, de acordo com Filippi, para o pagamento destas pendências.

Pelas novas regras eleitorais, os partidos têm até domingo para fazer a comunicação pública sobre finanças da campanha. A próxima está marcada para 6 de setembro. Os dados das campanhas presidenciais estarão disponíveis para o público segunda-feira no site do Tribunal Superior Eleitoral. Os dados completos, com nomes de doadores, deverão ser entregue 30 dias após a eleição.

As doações ao PT em 2002

Nas eleições de 2002, a campanha vitoriosa do petista Luiz Inácio Lula da Silva arrecadou R$33 milhões e gastou R$33,7 milhões, segundo a prestação de contas oficial apresentada ao TSE - soube-se depois que o PT arrecadou e gastou muito mais com caixa dois. A maior contribuição oficial foi feita pela Coteminas, empresa de seu vice, José Alencar, no valor de R$2,3 milhões. O Banco Santander foi o segundo maior doador, com R$1,4 milhão. O PT arrecadou R$4,999 milhões apenas com instituições financeiras.

Também constavam da lista de grandes doadores o Instituto Brasileiro de Siderurgia e a Cia. Brasileira de Metalurgia e Mineração (R$1 milhão cada); Promodal (R$800 mil); Starone S/A e Sibra (R$750 mil cada); Embraer, Brasilcenter Ltda, Gerdau S/A e Cia. Brasileira de Poliuretanos (R$500 mil cada) e a Construtora OAS Ltda (R$450 mil). A modelo Luma de Oliveira foi a pessoa física que mais contribuiu: doou R$27 mil.

Ingresso para jantar de Lula custou R$2 mil

Partido vai pagar R$12.700 pelo aluguel do Jockey

SÃO PAULO. O PT estimava arrecadar pelo menos R$1,6 milhão com a venda de 800 convites para o jantar de ontem à noite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição, com empresários paulistas, no Jockey Clube de São Paulo, ao preço de R$2 mil por pessoa.

Do total arrecadado, contudo, o PT pagará R$12.700 pelo aluguel do espaço, mais R$220 a R$300 por convidado pelo bufê, excluídos gastos com bebidas alcoólicas. O cardápio nem era tão sofisticado: terrina de legumes de entrada, vitela à moda com risoto de limão siciliano como prato principal e fondue de chocolate com calda de frutas vermelhas de sobremesa.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, foi um dos primeiros a chegar. Os empresários foram chegando por volta das 19h30m. Havia muitos do setor têxtil e muitos ligados à colônia árabe no Brasil.

- Vamos votar em peso no presidente Lula, graças a seu esforço para retirar os brasileiros no Líbano - disse Ali Ahmad Said Yassine, do setor têxtil.

Roberto Baungartner, do grupo Accor Service, disse que os empresários estavam indo para o jantar com Lula com o objetivo de ouvir suas propostas para a economia:

- Vamos votar no que for melhor.

Lawrence Pih, do Moinho Pacífico, um dos articuladores do jantar, disse que apoiava Lula mas que ainda não doou dinheiro para a campanha. Até as 20h, Lula não havia chegado.