Título: Com 707 mil quilômetros rodados, 2 ônibus tiveram preço de carro novo
Autor: Dimmi Amora e Maiá Menezes
Fonte: O Globo, 09/08/2006, O País, p. 10

Os frutos da emenda do deputado Paulo Baltazar (PSB-RJ) para a inclusão digital não beneficiaram contribuinte algum em Volta Redonda até agora. Os dois ônibus comprados pelo Instituto Brasileiro de Cultura e Educação (Ibrae) para o projeto, batizado pelo deputado de Você Digital, continuavam ontem na garagem da empresa de ônibus Elite, no município. Apresentado como veículos zero quilômetro, um deles já rodou 707 mil quilômetros. O ano de fabricação dos dois ônibus é 1998. Um documento do Ibrae, enviado à Elite no dia 21 de abril, pede que os ônibus fiquem estacionados na garagem durante um ano, período em que o projeto se realizaria na cidade. ¿ Acredito muito nesses projetos sociais, mas não sabia que tinha irregularidade. Já pedimos ao Ibrae que retire os ônibus daqui ¿ disse o gerente da empresa, Francisco Perota, que informou ter recebido ontem do Ibrae a informação de que ainda não decidiu quando os veículos serão retirados.

Mesmo estacionados, os ônibus do Ibrae já têm folha corrida: os dois são alvo de um processo, que corre sob sigilo de Justiça, na 4 Vara Criminal Federal de Cuiabá ¿ a mesma que investiga o envolvimento da Planam no escândalo dos sanguessugas.

Baltazar usa projeto em material de campanha

O Ibrae forneceu a prefeituras do Sul Fluminense uma espécie de kit para formalizar parcerias em projetos sociais. Um deles, entregue à Prefeitura de Volta Redonda, detalha o projeto de Inclusão Digital e deixa clara a parceria com o parlamentar: o projeto é apresentado como ¿mais uma conquista do deputado federal Baltazar para nossa região¿.

O material de campanha de Baltazar, apontado pelo chefe da máfia dos sanguessugas como um dos parlamentares envolvidos, também deixa claro o empenho do deputado em tomar para si a autoria do projeto. Em um jornal publicado em abril, ele se vangloria por ter apresentado as emendas, que resultaram em R$ 1,62 milhão em recursos para o projeto Inclusão Digital Itinerante em 12 municípios da região.