Título: Sensus também mostra queda de tucano
Autor: Bernardo Mello Franco, Paula Autran, Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 09/08/2006, O País, p. 16

BRASÍLIA e RIO. Depois de atingir um patamar próximo dos 30% das intenções de voto, o que vinha animando seus aliados e reforçando a tendência de a eleição presidencial ser decidida no segundo turno, o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, caiu 7,5 pontos percentuais, de acordo com pesquisa do Instituto sensus, divulgada ontem pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT). O tucano saiu dos 27,2% registrados em julho para 19,7%. Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiu de 44,1% para 47,9%, enquanto a candidata do PSOL, senadora Heloísa Helena (AL), saltou de 5,4% para 9,3%. Com esses números, Lula seria reeleito no primeiro turno com 60,5% dos votos válidos, seguido por Alckmin com 24,9% e Heloísa Helena com 11,7%. A margem de erro dessa pesquisa, que consultou dois mil eleitores, é de três pontos percentuais.

Tucano cai em todas as regiões do país

Alckmin registrou queda nas intenções de votos em todas as regiões do país, sendo que a mais significativa foi no Sudeste, onde caiu de 34,1% para 21,6%. No Nordeste, a queda foi de 15,8% para 11%; no Sul, de 32,1% para 27,7%; no Norte e no Centro-Oeste, de 29,1% para 22,8%. Já o presidente Lula registrou crescimento em todas as regiões.

O comando das campanhas do PT e do PSDB decidiram adotar um tom de cautela em relação à pesquisa. Até mesmo o coordenador da campanha da reeleição do presidente Lula, deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), evitou comemorar o resultado.

¿ A pesquisa mostra uma mudança de tendência, mas temos que ter cautela. Não houve modificação no quadro político. O que estamos percebendo é um quadro de consolidação do voto no presidente Lula. Temos que esperar pelo resultado de outras pesquisas para verificar se esses números se confirmam para ver se é uma tendência ou se é um ponto fora da curva ¿ disse Berzoini.

O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) disse que os números auferidos pelo Instituto sensus diferem das pesquisas internas encomendadas pelo partido.

¿ Não há nada de novo que justifique uma queda dessa. Não sou de desacreditar em pesquisas, mas essa não bate com a que temos a nossa disposição ¿ disse ele.

Alckmin ironizou a queda de 7,5 pontos percentuais.

¿ Só trato de assuntos sérios. Acho que é uma boa piada ¿ disse o candidato tucano, durante ato de campanha em Madureira, na Zona Norte do Rio.