Título: Lembo elogia Lula mas recusa Exército
Autor: Flávio Freire e adauri antunes Barbosa
Fonte: O Globo, 10/08/2006, O País, p. 8

SÃO PAULO. O governador de São Paulo, Claudio lembo (PFL), voltou a recusar a oferta do presidente Luiz Inácio lula da Silva do envio de tropas do Exército para o estado. lembo, no entanto, disse estar disposto a conversar com o secretário da Segurança, Saulo de Castro, para que ele não acirre a discussão da crise com o governo federal, e fez elogios a lula pela ¿disposição de colaborar¿.

¿ Agradeço ao presidente lula a solidariedade manifestada a São Paulo. Meu diálogo com o presidente é elevado e, se necessário, estaremos sempre prontos a pedir o apoio do Exército, o que, como tenho insistido, não é o caso ¿ disse lembo.

O governador não quis polemizar as declarações de lula sobre o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Saulo de Castro. Em entrevista à Rádio Capital, ontem pela manhã, lula disse que Saulo deveria ser ¿mais sensato na hora de abrir a boca¿ e que deveria ter ¿mais humildade para reconhecer que a segurança de São Paulo falhou¿. Foi uma reação de lula à vinculação feita pelo secretário entre o PT e as ações do crime organizado.

A entrevista de lembo aconteceu após um encontro com o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), ontem à tarde no Palácio dos Bandeirantes.

O governador mineiro elogiou lembo ¿na condução do governo e em especial na questão da segurança¿ e também condenou a politização da crise de segurança de São Paulo.

* Da CBN especial para O Globo