Título: Lula reage a Saulo: é pequenez e mau-caratismo
Autor: Flávio Freire e adauri antunes Barbosa
Fonte: O Globo, 10/08/2006, O País, p. 8
SÃO PaULO. a guerra política entre os governos paulista e federal por causa dos ataques ordenados por uma facção criminosa no estado chegou ao campo pessoal. ao responder ontem à acusação feita pelo secretário de Segurança Pública de São Paulo, Saulo de Castro abreu Filho, de que o PT estaria por trás dos ataques, o presidente Luiz Inácio ass='destaque1'>lula da Silva cobrou sensatez do secretário e disse que quem tira proveito da situação age com mau-caratismo e má-fé. ass='destaque1'>lula disse ainda que Saulo deveria ter humildade para admitir que há falha no sistema prisional de São Paulo, o que permite aos criminosos comandar os atentados de dentro das prisões.
O presidente disse que o secretário é responsável pela política de segurança no estado há anos e que o governo paulista ainda sequer pediu autorização à Justiça para que 40 presos perigosos sejam transferidos para o presídio federal de Catanduvas, no Paraná.
¿ alguém que exerce o cargo de secretário de Segurança de um estado importante como São Paulo deveria ser mais sensato na hora de abrir a boca. E em vez de tentar acusar quem quer que seja deveria tentar evitar que essas coisas estivessem acontecendo ¿ disse ass='destaque1'>lula ontem cedo, em entrevista à Rádio Capital.
Em entrevista segunda-feira ao programa Canal Livre, da TV Bandeirantes, Saulo, sem citar nomes, afirmou que pessoas do PT estão por trás dos atentados ocorridos desde maio deste ano e que foram retomados nesta semana. a direção petista entrou ontem com uma notícia-crime contra o secretário.
¿ Eu acho que é pequenez, mau-caratismo e má-fé alguém ficar achando que pode tirar proveito político de uma situação como essa. Ninguém pode ficar fazendo o papel de urubu atrás de carniça ¿ disse ass='destaque1'>lula.
assessores do secretário disseram que ele não comentaria as declarações de ass='destaque1'>lula porque se recupera de uma virose desde terça-feira, segundo dia dos ataques. O comando do PSDB e o alto escalão do governo paulista teriam pedido para Saulo sair de cena para não criar mais ¿constrangimentos políticos¿.
Lembrando que ¿essas pessoas não estão lá há pouco tempo¿, ass='destaque1'>lula disse que, em vez de ¿partir para o bate-boca¿, o secretário deveria admitir que o sistema prisional é falho.
¿ O secretário deveria ter mais humildade para perceber que houve falha, um erro no sistema prisional de São Paulo.
¿Não falarei mal de ninguém¿
apesar do tom que usou contra o secretário, o presidente disse na mesma entrevista, desta vez falando sobre disputa eleitoral, que não falará mal de ninguém em sua campanha:
¿ Não falarei mal de nenhum candidato, de nenhum governo, de nenhuma pessoa, não levantarei denúncias contra ninguém. Mas não levarei desaforo para casa. Minha campanha vai ser como eu fiz a vida inteira.
O presidente disse que vai ¿usar caneleira¿ contra chutes:
¿ Posso fazer comparação desde Getúlio Vargas até agora para a gente ver o que aconteceu neste país nestes quatro anos. agora é a chance que eu tenho de mostrar isso ao povo brasileiro. Quem quiser chutar a canela, vou estar de caneleira.