Título: Candidata divide opiniões
Autor: Adriana Vasconcelose Gerson Camarotti
Fonte: O Globo, 10/08/2006, O País, p. 12

A senadora Heloísa Helena dividiu as opiniões de especialistas que assistiram à entrevista dela ao "Jornal Nacional" anteontem. A cientista política Lúcia Hipólito deu nota dez para o desempenho da candidata do PSOL à Presidência, enquanto a pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas Marly Motta arriscou um seis. Já Alessandra Aldé, do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), acha que o desempenho foi positivo, melhor que o do tucano Geraldo Alckmin.

¿ Ela deu um show porque foi simpática, não passou insegurança nem arrogância, ocupou bem o tempo e não deixou pergunta sem resposta, apesar de falar muito por meio de clichês como "lacaios do imperialismo", "sanguessugas do poder" ¿ disse Lúcia Hipólito.

Para ela, a candidata conseguiu passar mensagens como a diferença entre programa de partido e de governo.

¿ O PSOL prega o socialismo, mas ela sabe que isso é utopia, porque a Constituição prega outra coisa. O PSDB também é parlamentarista, mas não pode ter primeiro ministro porque a Constituição é presidencialista.

A pesquisadora Marly Motta, porém, criticou o emprego excessivo de expressões coloquiais e a falta de propostas. Segundo ela, na forma Heloísa Helena fugiu a um certo padrão de candidato à Presidência ao se referir aos entrevistadores como "queridinha", "minha flor". E, no conteúdo, faltou recheio.

Aldé elogiou a postura incisiva e o bom aproveitamento do tempo, mas disse que o excesso de informalidade ao se referir aos entrevistadores possa não agradar ao eleitor.