Título: PM: indulto porá nas ruas 113 ligados a facção
Autor: Luiza Alcalde* e Gelson Netto**
Fonte: O Globo, 11/08/2006, O País, p. 18

SÃO PAULO e PRESIDENTE PRUDENTE (SP). O comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo, Coronel Eliseu Eclair Teixeira Borges admitiu ontem que não tem como monitorar ¿com 100% de eficácia¿ os passos dos presos que pertencem à facção criminosa que vem cometendo atentados no estado e que vão sair dos presídios para passar o Dia dos Pais em casa beneficiados com a saída temporária autorizada pela Justiça. Segundo ele, de acordo com levantamento da PM, dos 11 mil detentos do estado que vão ganhar a liberdade durante cinco dias, 113 pertencem à facção criminosa que age dentro e fora dos presídios paulistas. Há 20 dias o setor de inteligência do estado trabalha com informações de que a quadrilha poderá atacar novamente neste fim de semana.

¿ Podemos perdê-los, sim. E eles aí estarão soltos ¿ disse ontem o coronel Borges.

Segundo ele, a polícia não tem como saber se depois que o detento deixou a penitenciária ele foi para o endereço residencial que consta em sua ficha:

¿ Em nosso cadastro temos a área que ele mora e, portanto, onde ele deveria estar. Se o preso for para outro local não temos como saber.

Ele disse que a PM encaminhou esta semana à Justiça um documento sugerindo que os beneficiados pela saída temporária e apresentem na delegacia local assim que chegarem às suas cidades. Mas a sugestão, se aceita, só valerá nas próximas datas comemorativas.

PM diz que está monitorando ônibus de presos

O coronel, no entanto, sustenta que os detentos serão monitorados durante todo o feriado, mas não detalhou como.

¿ Desde hoje (ontem), quando os primeiros detentos deixaram as cadeias do interior, começamos a desenvolver esse trabalho preventivo.

Borges afirmou que os ônibus que saem das penitenciárias com os presos estão sendo observados pela polícia nas rodovias estaduais com bloqueios. No início da semana o coronel se posicionou contra a saída temporária de presos ligados a facções criminosas.

¿ A grande maioria, porém, merece o benefício e retorna às cadeias no final do feriado.

O comandante da PM disse ainda que toda a polícia do estado estará de prontidão a partir de hoje para evitar novos ataques:

¿ Não descartamos novos atentados. Estamos com todo o efetivo nas ruas ¿ disse, acrescentando que as folgas e férias dos policiais foram suspensas. Centenas de bloqueios nas estradas e blitzes nas cidades serão realizadas durante o fim de semana do Dia dos Pais.

¿ Podem acontecer outros surtos. Mas a reação da polícia será fulminante. O reforço é total ¿ disse o coronel.

Na região de Presidente Prudente, no oeste do estado, onde estão presos os principais chefes da facção criminosa que coordena os atentados desde maio, foram liberados aproximadamente 3.500 detentos para o Dia dos Pais. Ontem, saíram 888 presos da Penitenciária de Pacaembu e 326 da unidade de Presidente Prudente. Na Penitenciária de Tremembé, no Vale do Paraíba, 1.300 presos começaram a deixar o presídio ontem.

¿A gente já espera algum ataque¿, diz agente

Ainda ganharam o benefício na região oeste do estado presos das penitenciárias de Araçatuba (25), Birigui (55), São José do Rio Preto (707), Valparaíso (987), Mirandópolis (385), Osvaldo Cruz (40) e Lucélia (111). Todos cumprem pena no regime semi-aberto. Para conseguir o indulto, precisam apresentar bom comportamento e não ter falta disciplinar.

nas unidades onde estão os chefes da principal facção criminosa, a Penitenciária 2 de Presidente Venceslau e o Centro de Readaptação Penitenciária (CRP) de Presidente Bernardes ¿ que funcionam em regime fechado ¿ nenhum preso foi liberado. Todos os liberados têm entre segunda e terça-feira da próxima semana, dependendo da data da saída, como prazo final para se reapresentar às unidades carcerárias.

O indulto do Dia dos Pais preocupa os funcionários das penitenciárias. O presidente do Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária do Estado de São Paulo (Sindasp), Cícero Sarnei dos Santos, informa que todos na categoria estão apreensivos:s.

¿ Uma minoria em débito com a facção recebe ordens para promover atividades criminosas. A gente já espera algum ataque ¿ disse Cicero Sarnei dos Santos, que defende a saída temporária.

¿ É um direito dos presos. É preciso obedecer à lei.

(*) Do Diário de S. Paulo (**) Especial para O GLOBO