Título: Palanque duplo de Lula no Rio provoca tensão no PT
Autor: Cláudia Lamego
Fonte: O Globo, 11/08/2006, O País, p. 16

Anfitrião do primeiro comício do presidente Luiz Inácio lula da Silva no Rio, o prefeito de Niterói, Godofredo Pinto, se viu esta semana no meio do fogo cruzado entre a coordenação nacional da campanha petista, comandada pela ex-governadora Benedita da Silva, e a do candidato do PT ao governo do estado, Vladimir Palmeira. Na terça-feira, Godofredo foi procurado e topou organizar o evento depois que o prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, disse que não teria tempo hábil para mobilizar a militância e cuidar da infra-estrutura de um comício à altura do presidente.

Inicialmente marcado para a Candelária, no Centro do Rio, o comício com Vladimir foi transferido porque o petista descobriu que a coordenação nacional marcara o encontro com o rival Marcelo Crivella (PRB) para a Cinelândia. Vladimir temia que sua militância se misturasse com a de Crivella. O candidato foi a Brasília conversar com lula, que sugeriu a transferência para Nova Iguaçu. Lindberg não quis organizar.

Godofredo admite que há tensão em torno do evento.

¿ O tempo foi exíguo. Gosto de encarar desafios, mas compreendo o Lindberg. A campanha do Vladimir quer um comício com o simbolismo equivalente ao do Crivella. Apesar da duplicidade de destaque1'>palanques, temos uma boa expectativa.

O petista adiantou que está sendo preparado para o fim do mês um encontro de lula com os prefeitos do estado.

¿ Será um encontro com prefeitos de todos os partidos. Não quisemos convidá-los agora para não causar constrangimentos aos candidatos ao governo. ( Cláudia Lamego )