Título: PFL, PSDB e PSB anunciam punição
Autor: Isabel Braga e Evandro Éboli
Fonte: O Globo, 11/08/2006, O País, p. 13

BRASÍLIA. Os partidos adotaram posições diferentes diante da divulgação da lista de parlamentares com pedido de cassação apresentado pela CPI dos Sanguessugas. PFL, PSDB e PSB optaram pelo rito sumário para julgar seus filiados que vão responder a processo no Conselho de Ética da Câmara. PMDB, PTB, PL, PP e PT, mais cautelosos, ainda dizem acreditar que alguns dos suspeitos têm condições de provar que são inocentes.

O líder da minoria na Câmara, deputado José Carlos Aleluia (PFL-BA), disse que a executiva do partido já decidiu abrir processo de cancelamento de filiação e das candidaturas dos sete deputados que responderão a processo por quebra do decoro parlamentar.

¿ A executiva já decidiu abrir processo contra os envolvidos e já designou relator, o deputado João Roma, do PFL jovem ¿ explicou Aleluia.

O PSDB também atuou preventivamente e, no dia 1 de agosto, abriu processo de expulsão contra o deputado Paulo Feijó (sem partido-RJ), que no dia seguinte pediu sua desfiliação.

O PSB não vai esperar pelo Conselho de Ética da Câmara para se posicionar. Os socialistas, com quatro deputados respondendo a processo por quebra de decoro, convocaram para segunda-feira uma reunião da executiva para iniciar um processo no Conselho de Ética.

¿Não vamos esperar pelo Conselho. Vamos puni-los¿

O presidente em exercício do PSB, Roberto Amaral, informou que o partido vai julgá-los antes das eleições de outubro e que os deputados terão dez dias para se defender das acusações.

¿ Não vamos esperar pelo Conselho de Ética da Câmara. Vamos puni-los. Eles tanto poderão ser repreendidos quanto expulsos, passando por negar a legenda para disputar as eleições ¿ disse Amaral.

O líder do PT, deputado Henrique Fontana (RS), afirmou que o partido tomará a decisão se existirem provas concretas. Explicou que não é justo instaurar um processo interno baseado apenas em depoimentos, como é o caso da senadora Serys Slhesarenko (PT-MT).

¿ Vamos agir apenas com base nas provas materiais. O importante é que o relatório parcial da CPI destaca que esse esquema de corrupção se iniciou e se estruturou no governo anterior e nunca foi investigado até a chegada do presidente Lula ao governo ¿ disse Fontana.

O presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), disse que se pronunciará após ler o relatório da CPI.

O líder do PP, deputado Mário Negromonte (BA), inocentado pela CPI, afirmou que o partido só adotará sanções contra os 13 deputados, que vão responder a processo por quebra de decoro, se eles não conseguirem provar sua inocência no Conselho da Câmara.

Já o presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), ainda não sabe o que fazer. Antes de decidir, vai consultar a executiva do partido sobre a atitude que deve tomar diante dos oito deputados e um senador envolvidos no esquema. Temer enfrenta uma questão delicada na medida em que o líder no Senado, Ney Suassuna (PB), um dos réus, também integra a direção do partido.

PL vai aguardar julgamento do Conselho de Ética

O PL, informou o líder, deputado Luciano Castro (RR), vai aguardar o julgamento dos Conselhos de Ética da Câmara e do Senado. O partido, com 18 deputados e um senador envolvidos, só vai punir seus filiados se eles forem condenados no Conselho da Câmara.

O líder do PTB, deputado José Múcio (PE), considera que na lista da CPI dos Sanguessugas há culpados e inocentes e, por isso, o partido vai aguardar o veredito do Conselho de Ética.