Título: Petrobras inicia parceria no Peru
Autor: Luciana Rodrigues e Ramona Ordoñez
Fonte: O Globo, 11/08/2006, Economia, p. 37

LIMA. A petrobras vai expandir seus investimentos no Peru e desenvolver parcerias com as estatais peruanas do setor, Petroperu e Perupetro (reguladora). Ontem pela manhã, o presidente da estatal brasileira, Sérgio Gabrielli, reuniu-se com o presidente do Peru, Alan García, para tratar do assunto. Ficou acertado que nas próximas semanas será assinado um memorando de entendimento entre as empresas envolvidas, que, nos três meses seguintes, irão detalhar projetos em comum nas áreas de exploração e produção de gás natural, biocombustíveis, refino e petroquímica, além de uma possível aliança entre petrobras e Petroperu. ¿ Identificamos diversas oportunidades de cooperação e associação entre as empresas, não apenas na produção de óleo e gás mas também em outras atividades que a petrobras desenvolve dentro e fora do Brasil, usando nossa tecnologia de ponta e com forte preocupação com responsabilidade social ¿ disse Gabrielli, após o encontro.

O presidente Alan García, por sua vez, afirmou que seu governo vai empreender os diálogos necessários para a aliança entre as duas estatais petrolíferas.

¿ Estamos seguros de abrir as portas às empresas brasileiras para consolidar o desenvolvimento econômico do Peru ¿ afirmou.

Gabrielli esclareceu que sua presença em Lima não significa que a petrobras pretenda substituir a Bolívia pelo Peru como alvo de investimentos, recordando que a estatal brasileira já realiza prospecções há algum tempo. Gabrielli visitou o Peru a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele saiu bastante otimista do encontro com Alan García. No fim do mês passado, num encontro reservado com Lula, o presidente peruano propôs a parceria entre Petroperu e petrobras.

¿ Nossa idéia não é sermos somente cooperadores técnicos. Somos uma empresa produtora de petróleo. Queremos discutir possibilidades como investidores, compartilhando riscos ¿ afirmou o presidente da petrobras.

--------------------------------------------------------------------------------