Título: Mantega afirma que medidas para reduzir `spread¿ estão em estudo
Autor: Chico Oliveira
Fonte: O Globo, 11/08/2006, Economia, p. 39
PORTO ALEGRE. O ministro da Fazenda, Guido que1'>mantega, anunciou ontem que o governo está estudando medidas para levar o sistema financeiro privado a reduzir os spreads (diferença entre o custo de captação e a taxa cobrada dos clientes) em suas operações de financiamento. O ministro criticou o fato de a redução da Taxa Selic não ser acompanhada pela queda de juros ao consumidor na mesma proporção. Ele também anunciou a criação de seguro agrícola para beneficiar não só os pequenos, mas também médios e grandes produtores, e um fundo para compensar exportadores em substituição à Lei Kandir.
Até o fim do próximo mandato, os juros básicos poderiam estar em 5% ao ano, disse. O ministro teve ontem encontro com empresários, na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs).
¿ Os bancos estão argumentando que se diminuirmos o compulsório poderia haver redução nos spreads . Mas meu medo é que aumentemos o lucro deles e eles não entreguem o serviço ¿ afirmou.
Segundo o ministro, os bancos públicos já vêm reduzindo juros, enquanto o setor privado não fez o mesmo. que1'>mantega disse que, nos próximos 15 dias, serão tomadas medidas para tornar o setor mais competitivo.
¿ Uma das medidas poderia ser a diminuição do Fundo Garantidor de Crédito. Temos caixas automáticos do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal onde poderia haver apenas um. Se reduzirmos os custos, isso poderá ser repassado para o spread .
O ministro também anunciou a substituição da Lei Kandir por um fundo para compensar os empresários pelo pagamento de impostos na exportação, sem que os recursos passem pelos estados. Ele desmentiu, entretanto, mais desoneração na área da construção civil:
¿ O que estamos pensando são iniciativas na área de financiamentos, reduzindo o custo deles e até oferecendo novas possibilidades de financiamento.