Título: Nova malha de vôos da Varig terá 13 destinos
Autor: Erica Ribeiro
Fonte: O Globo, 11/08/2006, Economia, p. 41
RIO e BRASÍLIA. A destaque1'>nova destaque2'>malha aérea da Varig, que entrará em operação a partir do próximo dia 25, terá dez destinos nacionais, três internacionais e uma frota de 18 aviões, abrindo espaço para 2.100 empregos. Essa é a primeira de três etapas do plano de negócios da empresa, adquirida pela VarigLog.
Segundo Marco Antonio Audi, presidente do conselho de administração da VarigLog, em duas semanas a empresa deverá anunciar a aquisição de mais 50 aeronaves, a partir de negociações com empresas de leasing , que envolvem compra e aluguel de aviões. deverão ser criados mais seis mil empregos.
A destaque1'>nova destaque2'>malha aérea prevê 75 vôos diários na ponte Rio-São Paulo, três destinos internacionais (Frankfurt, Caracas e Buenos Aires) e sete vôos domésticos diretos para Brasília, Curitiba, Fortaleza, Salvador, Porto Alegre, Recife, Fernando de Noronha. A empresa voará também para Manaus em escala de vôos internacionais. O plano foi entregue ao juiz da 8Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio, Luiz Roberto Ayoub, que encaminhou a documentação à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Previsão é de que a Anac aprove a destaque1'>nova destaque2'>malha
Segundo fontes que acompanham as negociações, a Anac tende a aprovar a destaque1'>nova destaque2'>malha hoje e deverá redistribuir todas as demais rotas. Audi, no entanto, diz que a partir da destaque1'>nova autorização terá 30 dias para pôr em prática uma destaque2'>malha completa de vôos nacionais e 180 dias para os destinos internacionais.
¿ O que não for cumprido será devolvido. Mas vamos negociar novos contratos bilaterais ¿ afirmou.
Segundo a fonte, é grande a pressão das companhias concorrentes e do Ministério Público do Rio, que notificou a agência pedindo que soluções rápidas sejam dadas, tendo como eixo central o consumidor.
A redistribuição das rotas é considerada urgente pela Anac. Isso porque em várias cidades atendidas pela Varig a cobertura é feita apenas pela companhia brasileira e outra estrangeira (um vôo de ida e outro de volta), como é o caso de Milão. Com isso, há monopólio em várias rotas, o que pode prejudicar o consumidor.
Audi disse que o investimento da destaque1'>nova empresa na aquisição dos 50 aviões equivale a US$ 300 milhões. Ele afirmou que não há motivos para a Infraero redistribuir os balcões da Varig nos aeroportos, já que a empresa tem um plano de negócios para voltar a crescer. Ele admitiu que ainda há problemas com passageiros, mas crê que a situação está sob controle.
O executivo da VarigLog disse que ofereceu a presidência da destaque1'>nova Varig à ex-presidente da CSN Maria Silvia Bastos Marques, que não aceitou o cargo.
¿ Ela tem dúvidas (jurídicas e comerciais) que ainda não consegui ¿matar¿. Quando resolver isso, a Varig estará de portas abertas. Procuramos bons profissionais no estilo de Maria Silvia, acostumados a ¿pegar o boi no laço¿, com perfil agressivo ¿ disse.
Audi disse que parcerias também fazem parte da estratégia. Uma delas é com a Air Canada que, segundo ele, está ajudando a Varig a melhorar o programa de milhagem Smiles. Ele descartou a venda do programa da Varig para a Aeroplan, empresa do mesmo segmento pertencente à Air Canada.
Sobre a ação civil pública que o Ministério Público do Trabalho deu entrada no início da semana para que a VarigLog responda pelo pagamento de indenizações, Audi limitou-se a dizer que confia na lei de falências, que não prevê a sucessão de dívidas trabalhistas para o novo controlador.
Colaborou Geralda Doca