Título: Dirceu diz que demissão foi negociada
Autor: Luiza Damé e Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 12/08/2006, O País, p. 13

Para o ex-ministro, presidente estava tenso na entrevista

Brasília. O ex-ministro José que1'>dirceu usou ontem seu blog para reconhecer que Lula se mostrou ¿um presidente muito tenso¿ na entrevista ao ¿Jornal Nacional¿. Ele comentou a declaração de Lula de que teria tomado a iniciativa de demitir o ex-ministro no ano passado. Segundo que1'>dirceu, Lula decidiu pelo seu ¿afastamento¿ depois de uma reunião em que os dois ¿chegaram à conclusão¿ de que esse era o melhor caminho.

que1'>dirceu mantém a versão de que a saída foi negociada, diferentemente do que disse Lula na TV Globo, quando afirmou, categoricamente: ¿Eu afastei o que1'>dirceu¿. No blog, o ex-ministro conclui que as ¿duas afirmações (foi demitido ou pediu afastamento) eram verdadeiras¿.

Na nota ¿No presidencialismo quem decide é o presidente¿, que1'>dirceu disse que não iria entrar ¿nessa discussão¿, mas entrou: ¿O presidente me convocou com o ex-deputado José Genoíno, discutimos a situação e chegamos à conclusão de que o caminho era o meu afastamento do governo". acrescentou: "Mas, como é óbvio, no presidencialismo quem decide é o presidente, e a decisão do presidente foi pelo afastamento. Foi o que fiz, pedi afastamento, até porque sempre coloquei os interesses do Brasil e do governo acima do meu cargo. Ponto final