Título: Para Planalto, Lula não vai a debates no 1 turno
Autor: Luiza Damé e Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 12/08/2006, O País, p. 13

BRASÍLIA. Candidato à reeleição, o presidente Luiz Inácio lula da Silva não vai participar do primeiro debate entre os presidenciáveis, na TV Bandeirantes, segunda-feira. A avaliação do Planalto e do comando da campanha é de que lula não deve participar de debates no primeiro turno para evitar o esquema ¿todos contra um¿. A decisão teria sido fortalecida pelo desempenho de lula na entrevista de anteontem ao ¿Jornal Nacional¿, da Rede Globo, quando ele estava nervoso, tropeçando nos números e nas palavras.

para o comando da campanha de lula e ministros, os tropeços se deveram ao nervosismo do candidato. Os erros de dados e na construção de frases foram classificados como ¿atos falhos¿, que não comprometeram o seu desempenho.

Segundo assessores do planalto, lula já estava bastante nervoso antes da entrevista, pois era o último candidato a participar da série e os entrevistadores já haviam sido duros com os antecessores. A avaliação é de que a candidata Heloísa Helena, do PSOL, soube aproveitar melhor a entrevista usando a tática de falar sem parar, para gastar o tempo e deixar poucas oportunidades para perguntas.

O ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, reconheceu que a entrevista foi ¿tensa¿, mas, diferentemente de avaliação mais pessimista no planalto, disse que o presidente se saiu bem e que não teria perdido apoio da população por passar quase dez minutos respondendo a acusações de corrupção em seu governo.

¿ O presidente não teve prejuízo na sua imagem. Considerando-se que foi uma entrevista tensa, porque é um debate entre os entrevistados e os candidatos, o presidente se saiu muito bem. Ele deu uma demonstração de como esse governo trata a corrupção sistêmica. Ele não perdeu um milímetro na sua posição (de líder nas pesquisas) ¿ disse Tarso, acrescentando que o presidente não será julgado por atos falhos, como quando falou em ¿combater a ética¿ e que o salário estava ¿caindo¿.

Tarso ainda considerou natural lula ter mudado a versão e ter afirmado que demitiu os ex-ministros José Dirceu e Antonio Palocci:

¿ O importante é o que o presidente afirmou politicamente, ou seja, que ele pediu os cargos. E fez isso sem prejulgamento. Agora, é óbvio que (a formalização da saída) é a gosto dos ministros ¿ disse Tarso, se referindo a como a demissão é publicada no Diário Oficial.

Na entrevista, lula errou a extensão da costa brasileira e se atrapalhou dizendo que o governo ¿combate a ética¿, em vez da corrupção, e que ¿o salário é a única coisa que cai¿, referindo-se à inflação.

¿Derrapadas freudianas¿

O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), subiu à tribuna para destacar o nervosismo e as ¿derrapadas freudianas¿ de lula na entrevista ao ¿JN¿. para o senador, faltaram respostas precisas sobre corrupção envolvendo petistas e ministros do governo lula.

¿ lula afirmou que o salário foi a única coisa que caiu em seu governo e que seu governo foi o que mais enfaticamente combateu a ética. É verdade. Ele não deu trégua à ética. O governo dele não perdoou a ética, não deu colher de chá à ética. Esse é um fato: jogou duro contra a ética. Essa afirmação foi uma derrapada ou foi de uma coragem sensacional ¿ afirmou o senador.