Título: Com 46%, Serra venceria no 1 turno em SP
Autor: Flávio Freire
Fonte: O Globo, 12/08/2006, O País, p. 16

SÃO PAULO. Pesquisa Ibope enComendada pela TV Globo sobre as eleições para o governo de São Paulo confirma o favoritismo do candidato do PSDB, José Serra, Com 46% das intenções de voto. Nesse caso, se a eleição fosse hoje, o tucano venceria já no primeiro turno. Juntos, os demais candidatos somam 29% da preferência do eleitorado paulista. O petista Aloizio Mercadante aparece em segundo lugar, Com 15%. O candidato do PMDB, Orestes Quércia, soma 9% das intenções de voto.

A eleição para o governo de São Paulo tem 15 candidatos. À exceção de Mercadante, que subiu de 13% para 15%, todos os outros mantiveram o mesmo percentual verificado na última pesquisa Ibope, divulgada no dia 28 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Considerando apenas os votos válidos, a candidatura de Serra ganha ainda mais fôlego: 62%, contra 20% para Mercadante e 12% para Quércia. Os candidatos do PSOL, Plínio de Arruda Sampaio, e do PDT, Carlos Apolinário, somam, respectivamente, 1% e 2%.

Tucano mantém ampla vantagem em segundo turno

Num eventual segundo turno entre Serra e Mercadante, o tucano continuaria em larga vantagem: 59% a 23%. Com Quércia, o cenário seria ainda mais favorável ao candidato do PSDB: 61% a 19%. Na hipótese de um segundo turno entre Mercadante e Quércia, o petista teria 38%, contra 31% para o candidato peemedebista.

Serra tem também a menor rejeição entre os três principais candidatos à sucessão de Cláudio Lembo (PFL). A pesquisa indica que 15% dos eleitores não votariam nele de jeito nenhum. A objeção ao nome de Mercadante soma 19%, enquanto Quércia é rejeitado por 25%.

Enquanto Serra mantém o favoritismo no Estado de São Paulo, o candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, perde terreno entre os eleitores do estado, que ele governou nos últimos seis anos. A pesquisa mostra que as intenções de voto no ex-governador paulista caíram de 43% para 39%. Por sua vez, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT à reeleição, recuperou quatro pontos, passando de 32% para 36%.

Suplicy lidera corridapara vaga do Senado

Os candidatos do PDT, Cristovam Buarque, e do PSOL, Heloísa Helena, mantiveram, respectivamente, 1% e 10% das intenções de voto.

Para a vaga ao Senado, o petista Eduardo Suplicy lidera a corrida: entre os 18 candidatos que disputam a vaga, Suplicy tem 39%. Guilherme Afif Domingos (PFL) aparece em segundo, Com 2%.

A pesquisa Ibope, registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo sob o número 741825/2006, foi realizada entre os dias 8 e 10 de agosto. Foram entrevistados 2.002 eleitores em 94 municípios paulistas.