Título: Ibope: Cabral tem 42% e hoje venceria no 1 turno
Autor: Rodrigo March
Fonte: O Globo, 12/08/2006, O País, p. 17
Pesquisa Ibope divulgada ontem pela Rede Globo confirmou o quadro eleitoral no estado mostrado pela última pesquisa Datafolha, divulgada na quarta-feira. Sérgio Cabral (PMDB) mantém a vantagem sobre os adversários e venceria a eleição no primeiro turno. Ele tem 42% das intenções de voto, três pontos percentuais a mais do que no levantamento anterior. Marcelo Crivella (PRB) oscilou de 17% para 18%; Denise Frossard (PPS), de 8% para 7%; e Eduardo Paes (PSDB), de 2% para 1%.
Também aparecem com 1% Milton temer (PSOL), Eliane Cunha (PRP), Carlos Lupi (PDT) e Vladimir Palmeira (PT). Alexandre Furtado (PSL), Luiz Novaes (PSDC) e Thelma Maria (PCO) não pontuaram na pesquisa. O número de votos em branco e nulos oscilou de 17% para 15% e o de eleitores indecisos se manteve em 13%.
Jandira Feghali continua à frente na disputa do Senado
Considerando apenas os votos válidos ¿ que excluem em branco, nulos e indecisos, como a eleição é apurada ¿ Sérgio Cabral venceria no primeiro turno com 58% dos votos.
Em caso de segundo turno com Crivella, Cabral, que tinha 49% no último levantamento, teria 52% dos votos. Crivella se manteria com 22%. Contra Frossard, a vantagem do peemedebista aumenta: Cabral, que tinha 52% dos votos na primeira pesquisa, teria 57%, e Frossard 13%, quatro pontos percentuais a menos do que na última consulta do Ibope.
O instituto também pesquisou as intenções de voto para senador. Jandira Feghali (PCdoB) continua liderando, com 18% das intenções de voto. Francisco Dornelles (PP) aparece em segundo, com 12%. Ronaldo Cezar Coelho (PSDB) tem 6% e Alfredo Sirkis (PV) e Rosangela Gomes (PRB), 2% cada.
O Ibope ouviu 2.002 eleitores de 8 a 10 de agosto. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.