Título: Agentes de folga são convocados
Autor: Flávio Freire
Fonte: O Globo, 12/08/2006, O País, p. 18

são PAULO. Para reforçar a segurança, destaque1'>agentes penitenciários de algumas unidades prisionais que estavam de folga neste fim de semana estão sendo convocados para o trabalho. Segundo o secretário-geral do Sindicato dos destaque1'>agentes de Segurança Penitenciária do Estado de são Paulo (Sindasp), Rosalvo José da Silva, licenças-prêmio pedidas por funcionários para o mês de agosto também foram canceladas. A secretaria de Administração Penitenciária (SAP) informou que cabe à direção de cada presídio decidir o número suficiente de destaque1'>agentes para manter a segurança de cada unidade.

Durante a semana, o departamento de Inteligência obteve informações de que estão previstas rebeliões em presídios paulistas. Segundo o secretário-geral do Sindasp, os destaque1'>agentes estão indignados com o cancelamento de folgas e licenças. Já a Secretaria de Administração Penitenciária informou que o cancelamento de folgas, férias ou licenças-prêmios é rotineiro quando é necessário garantir a segurança.

Foi preso ontem em Araçoiaba da Serra, interior paulista, Alexandre Teodoro de Souza, o China, de 31 anos, acusado de ordenar o ataque a uma base da PM em Carapicuíba, na primeira onda de investidas de uma facção criminosa que age em são Paulo, ainda em maio. Ele foi detido no condomínio onde morava. Além de estar com prisões preventivas decretadas por tentativa de homicídio (um PM foi atingido no ataque) e formação de quadrilha, China agora responderá por tráfico de drogas. Segundo o departamento de Investigações Sobre Narcóticos (denarc), China é suspeito de usar sua loja de veículos, em são João da Boa Vista, no interior, para lavar dinheiro do narcotráfico. Ele seria o contato na região de Osasco. China teve seus telefonemas monitorados com autorização judicial por cerca de quatro meses.