Título: A PARTIR DE AMANHÃ, CANDIDATOS NO GLOBO
Autor:
Fonte: O Globo, 27/08/2006, O País, p. 14
Entrevistas serão, pela ordem, de Cristovam, Heloísa Helena e Alckmin. Lula ainda não confirmou presença
Começa amanhã, na sede do GLOBO, a série de entrevistas dos principais candidatos à Presidência da República. Nelas, serão discutidos problemas e soluções que podem beneficiar os brasileiros e ajudar os eleitores a decidir quem escolher no dia 1º de outubro. O candidato do PDT, senador Cristovam Buarque, abre a série amanhã, às 15h. No dia seguinte, terça-feira, será a vez da senadora Heloísa Helena, candidata do PSOL, às 11h. O tucano Geraldo Alckmin será ouvido na quarta-feira, também às 15h. A quinta-feira está reservada para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição pelo PT, o único que ainda não confirmou sua presença.
As entrevistas serão feitas por colunistas do GLOBO e mediadas pelo também colunista Ancelmo Gois. Leitores do jornal e do Globo Online também poderão participar, inclusive fazendo perguntas aos candidatos. Os 150 primeiros leitores que se inscreverem no site do Globo Online (www.oglobo.com.br) ganham dois convites para o evento. Além disso, aqueles que não têm acesso fácil à internet poderão comparecer na portaria do GLOBO, na Rua Irineu Marinho 35, Cidade Nova, no dia de cada uma das entrevistas. Os 150 primeiros leitores que comparecerem ao jornal terão acesso garantido. O auditório será aberto sempre com uma hora de antecedência.
As entrevistas serão publicadas sempre na edição do dia seguinte. O formato é o mesmo adotado na eleição de 2002, quando estiveram na sede do GLOBO todos os candidatos a presidente: o próprio Lula, José Serra (PSDB), Anthony Garotinho (PSB) e Ciro Gomes (PPS). Apesar de ter participado na última eleição, Lula tem declarado agora que não pretende participar de debates e entrevistas, mas ainda não oficializou a posição.
Os leitores que comparecerem à sede do jornal farão perguntas por escrito aos candidatos. Elas serão selecionadas por editores, para abordar diversos temas de interesse do país, e os leitores escolhidos lerão as perguntas.
A escolha dos candidatos mais bem colocados nas pesquisas para as entrevistas no GLOBO foi feita com base na última consulta do Ibope, divulgada pela Rede Globo na sexta-feira da semana passada.
Os candidatos a governador do Estado do Rio também serão entrevistados na sede do GLOBO, entre os dias 4 e 14 de setembro. Eles serão sabatinados por editores e repórteres. As entrevistas serão publicadas sempre no dia seguinte.
Foram convidados o senador Sérgio Cabral Filho (PMDB), o senador Marcelo Crivella (PRB), a deputada Denise Frossard (PPS), Vladimir Palmeira (PT), o deputado Eduardo Paes (PSDB), Milton Temer (PSOL) e Carlos Lupi (PDT). Todos confirmaram presença e as entrevistas estão marcadas para as 15h.
A série de entrevistas com candidatos a governador também contará com a participação de leitores, que farão perguntas aos candidatos via Globo Online. Elas serão selecionadas por temas, para que todos os candidatos possam responder a perguntas de leitores sobre assuntos como transportes, saúde, educação, entre outros. As respostas também serão divulgadas no Globo Online, que acompanhará a série de entrevistas com candidatos a governador e a presidente.
Lupi abre as entrevistas no próximo dia 4 de setembro. Milton Temer será entrevistado no dia 5, seguido de Eduardo Paes, no dia 6. Por causa do feriado de Sete de Setembro, as entrevistas serão retomadas na semana seguinte, recomeçando com Vladimir Palmeira no dia 11, seguido de Denise Frossard no dia 12. No dia 13 será Crivella e, no dia 14, Sérgio Cabral.