Título: AINDA RESTAM 228 NOMES PARA SEREM JULGADOS
Autor: Flávio Freire
Fonte: O Globo, 24/08/2006, O País, p. 5

É recorde o número de candidaturas indeferidas em SP

SÃO PAULO. Os juízes eleitorais analisavam ontem a situação dos 228 nomes que ainda faltam ser julgados. Os deputados federais Luiz Fleury Filho (PTB) e Luiza Erundina (PSB), além do coronel Ubiratan Guimarães (PTB), que concorre à reeleição na Assembléia, tiveram documentação aprovada. A sessão foi suspensa à noite e será retomada hoje, para a análise dos nomes restantes. O tribunal considerou regular também a situação do ex-prefeito de São Paulo, Celso Pitta, do PTB, que responde a processo na Justiça por improbidade administrativa.

O tribunal liberou as candidaturas do ex-prefeito de São Paulo, Paulo Maluf (PP), e do presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini. Os dois concorrem ao cargo de deputado federal.

O número de candidaturas impugnadas é recorde. Em 2002, foram 9,56% do total de 2.490 candidaturas em São Paulo, contra 10,38% dos 2.206 registros nas eleições de 1998.

Dos 332 candidatos considerados irregulares pelo TRE, 31 já entraram com recurso, que será encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral. O promotor Carlos Sampaio (PSDB), cuja candidatura foi indeferida por não ele não ter se desincompatibilizado do cargo até seis meses antes da eleição, entrou com recurso. Ele alega que, por já exercer cargo de deputado antes da nova norma, tem direito adquirido e por isso não precisaria se desligar do Ministério Público.