Título: Cristovam: promessa de Lula é eleitoreira
Autor: Gerson Camarotti e Adriana Vasoncelos
Fonte: O Globo, 24/08/2006, O País, p. 9

Pedetista critica presidente por prometer antecipação do 13º dos aposentados

SÃO PAULO. O candidato do PDT à Presidência, senador Cristovam Buarque (DF), chamou de eleitoreira a promessa do presidente Lula de antecipar o 13º salário dos aposentados. Em discurso ontem a cerca de 300 sindicalistas na sede da Força Sindical, Cristovam disse que os aposentados ¿não são bobos para aceitar um bombonzinho e esquecer as mazelas do governo¿.

Depois, em entrevista, Cristovam contou que apóia a medida, mas que Lula deveria ter feito a antecipação no primeiro ano do governo e não agora, às vésperas da eleição.

¿ Ao fazer em 2006, o presidente passa toda a idéia de que trata os aposentados como ingênuos para que eles esqueçam tudo o que sofreram durante este governo. Ele poderia ter feito isso no primeiro ano, mas guardou para se beneficiar ¿ disse Cristovam.

O pedetista chamou de eleitoreira a intenção de Lula de isentar o gás de cozinha do ICMS (imposto Sobre Circulação de Mercadorias) e atacou o Ministério da Integração Nacional, pedindo sua extinção. Ao propor que dois secretários cuidassem de todas as tarefas do ministério, Cristovam desaprovou o trabalho de Ciro Gomes, ex-titular da pasta.

¿ Para cuidar do desenvolvimento regional não é preciso Ministério da Integração. A prova é que o ministro que ficou lá esses quatro anos nada fez para diminuir a disparidade regional entre os estados.