Título: TUCANO PROPÕE PROER PARA HOSPITAL BENEFICENTE
Autor: Gerson Camarotti e Adriana Vasoncelos
Fonte: O Globo, 24/08/2006, O País, p. 9

Alckmin fez proposta no Congresso de Santas Casas

BRASÍLIA. Sem anunciar a fontes de recursos ou quanto seria necessário para viabilizar a proposta, o candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, apresentou ontem, como parte de seu programa de governo, a criação de um Proer da saúde. O objetivo é recuperar hospitais beneficentes que atendem pelo SUS e enfrentam dificuldades financeiras. O Proer da saúde ¿ referência ao programa lançado na década de 90 pelo então presidente, Fernando Henrique, para salvar os bancos ¿ e outras propostas de Alckmin para a área foram anunciadas ontem no XV Congresso Nacional de Santas Casas e Entidades Filantrópicas.

Segundo Alckmin, o novo Proer ajudaria boa parte dos 2.100 hospitais beneficentes e Santas Casas que atendem pelo SUS. Os hospitais sem fins lucrativos receberiam financiamento do BNDES, da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, com juros subsidiados, para melhorar o atendimento. Mas ele não respondeu quanto custaria, nem a detalhou a proposta.

¿ Vamos fazer um Proer da saúde. O governo tem que ajudar os hospitais que estão em dificuldade. O governo não financia o setor privado? Então, tem que financiar seu melhor parceiro para atender o SUS, que é a rede filantrópica ¿ discursou Alckmin.

¿Lula nunca foi a uma emergência do SUS¿

Essa não foi a única proposta de Alckmin que agradou às filantrópicas. Ele assumiu o compromisso de corrigir a tabela do SUS (valores pagos pelo governo por procedimentos médicos realizados na rede pública e privada), reivindicação do setor.

¿ Não seria uma correção uniforme porque alguns procedimentos são razoavelmente remunerados, mas há outros procedimentos que são um desastre ¿ disse.

Ao ser perguntado sobre os programas de Lula no horário eleitoral, Alckmin disse que o presidente uma visão irreal do país, inclusive da saúde:

¿ Lula vive num mundo virtual. O mundo dele é todo maravilha. Ele disse que a saúde no Brasil está chegando à beira da perfeição. Ele nunca foi a uma Santa Casa, nunca foi a uma emergência do SUS. A realidade é diferente.