Título: LULA FESTEJA DESEMPENHO DE EMPRESAS
Autor: Cristiane Jungblut e Luiza Damé
Fonte: O Globo, 24/08/2006, O País, p. 10

Pela primeira vez elas estão tendo mais lucro que os bancos¿, diz presidente

BRASÍLIA. Ao chegar a encontro com 27 empresários na residência do ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou ontem o desempenho das empresas brasileiras. O presidente disse que está é a primeira vez em que as empresas estão tendo mais lucro que o sistema financeiro. Lula afirmou ainda que este é o segundo de uma série de quatro encontros com empresários para discutir os passos para a economia do país.

¿ Vocês viram na imprensa hoje que o crescimento das empresas foi muito sólido neste período. Pela primeira vez elas estão tendo mais lucro que os bancos, numa demonstração de que valeu a pena investir no nosso país. O Brasil tem um potencial extraordinário para desenvolver mais, crescer mais, gerar mais empregos e renda. Temos potencial para nos transformarmos em uma economia competitiva internacionalmente. Os números são os melhores possíveis ¿ disse Lula.

O presidente disse ainda que em nenhum momento da República a economia apresentou conjunto de solidez como agora. Para ele, chegou o momento da economia, motivo de orgulho para governo e empresários:

¿ Essa reunião faz parte de um conjunto de quatro reuniões e o que queremos é discutir os passos a serem dados para consolidar definitivamente o crescimento da economia brasileira.

Furlan nega caráter eleitoral de encontro

Furlan disse, pouco antes do jantar, que o encontro não teria caráter eleitoral nem trataria de doações de campanha. Segundo ele, os empresários apresentariam ao presidente sua visão sobre a situação econômica do país e o que ainda pode ser feito pelo governo para estimular o setor.

Além de Furlan e Mantega, participam os ministros Dilma Rousseff, da Casa Civil, Luiz Marinho, do Trabalho, e Luiz Dulci, da Secretaria Geral da Presidência. Foram convidadas 27 empresários, entre eles, Marcio Cypriano (Bradesco), Emílio Odebrecht (Odebrecht), Roger Agnelli (Vale do Rio Doce), Horacio Lafer Piva (Klabin), Carlos Ermírio de Moraes (Votorantim), David Feffer (Suzano), Hans-Christian Maergner (Volks), Cledorvino Bellini (Fiat), Carlos Alberto Vieira (Aracruz) e José Antônio Martins (Marcopolo).