Título: COM O APOIO DE LULA, NEWTÃO CRESCE
Autor:
Fonte: O Globo, 24/08/2006, O País, p. 11

Já o candidato petista ao governo de Minas está 62 pontos atrás de Aécio

O apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva rendeu votos para o candidato do PMDB ao Senado em Minas Gerais. O ex-governador Newton Cardoso, de acordo com pesquisa do Datafolha divulgada ontem pela TV Globo, tem 27% das intenções de voto, seis pontos a mais do que fora verificado no levantamento de 8 de agosto. Lula e Newtão, como é conhecido o candidato, fizeram comício juntos no estado. O segundo colocado na disputa para o Senado é o ex-ministro Eliseu Resende, do PFL, com 16% dos votos. Na pesquisa anterior ele tinha 11%.

Já o candidato do PT ao governo mineiro, o ex-ministro Nilmário Miranda, está muito longe do governador tucano Aécio Neves, que tenta a reeleição e lidera com folga de mais de 60 pontos sobre o segundo colocado. Aécio oscilou de 74% dos votos para 71% e seria reeleito no primeiro turno. Nilmário passou de 7% para 9%. O petista tem votação mais expressiva entre os eleitores de nível superior e com renda mais alta ¿ 18% nos dois segmentos.

De acordo com a pesquisa, apenas 8% dos eleitores mineiros não votariam em Aécio de jeito algum. O índice é o mesmo das sondagens anteriores.

O Datafolha entrevistou 1.283 eleitores em 59 municípios mineiros entre os dias 21 e 22 de agosto. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral sob o número 56243/2006.