Título: MAIS ASSENTOS, MENOS CUSTO E PASSAGEM IGUAL
Autor: Erica Ribeiro
Fonte: O Globo, 24/08/2006, Economia, p. 29

Gol e TAM usam tecnologia para aumentar número de passageiros em aviões, mas preço do bilhete não cairá

As companhias aéreas TAM e Gol, que juntas lideram o mercado nacional de aviação e, por causa do encolhimento da Varig, também crescem no segmento internacional, decidiram usar a tecnologia a favor da redução de custos, principalmente de combustível. Um dos itens escolhidos para enxugar os gastos foi justamente a cadeira do passageiro. Os novos modelos que já começam a integrar a frota das empresas têm mais assentos, o que garante um maior número de pessoas transportadas por avião e, na conta final, aumento de participação de mercado, com reflexos nos resultados financeiros. Uma equação que não assegura ao consumidor redução no preço das passagens e, apesar da garantia das empresas de que a sensação de conforto foi mantida, pode deixar muitos passageiros com a sensação de voar em uma lata de sardinhas.

A Gol encolheu a cozinha das aeronaves Boeing 737-800 que começam a chegar no pátio da companhia. Como a empresa não serve comida quente em seu serviço de bordo, o espaço foi ocupado por mais cadeiras. Com a nova configuração, as aeronaves passaram a ter 187 assentos, dez a mais que o modelo anterior. A empresa deverá receber 67 aviões 737-800 com a nova configuração até 2012. Dois já foram entregues à companhia até o momento.

- Os novos aviões da Gol têm assento mais fino nas laterais, com estrutura mais leve, como fibra de carbono e outros materiais. Apesar disso, a cuba, o lugar onde sentamos, não mudou, ficou até maior - diz o vice-presidente Técnico da Gol, David Barioni.

Segundo ele, com o uso de materiais mais leves nos assentos, a redução da cozinha e um novo tipo de carpete, menos pesado, os aviões 737-800 ficaram uma tonelada mais leves, consumindo menos QAV (combustível de aviação). Ele afirma que o objetivo da Gol é repassar os ganhos futuros com a redução de custos para o consumidor. Mas admite que ainda é cedo para falar em uma queda real nos preços das passagens.

TAM: menos US$1 milhão de gasto com combustível

Enquanto companhias internacionais como a Air France investem em mais espaço e conforto em suas aeronaves e não dispensam a primeira classe em seus vôos, categoria que saiu de linha nas empresas brasileiras, a TAM segue o caminho da concorrente Gol e também investe na tecnologia para modelos de assentos anatômicos, mais finos e compactos, o que resultou em mais cadeiras por avião. Apesar disso, diz a empresa, o espaço para as pernas foi mantido. A empresa informou que a poltrona do meio, mais larga, será preservada pela companhia em seus novos aviões. As novas poltronas permitirão à TAM aumentar o número de assentos de 168 para 174 no caso do Airbus A320 e de 138 para 144 no A319. Essas modificações, segundo a empresa, resultarão na redução do peso de cada aeronave em cerca de 150 quilos. A expectativa é que a TAM gere, a partir de 2007, uma economia de consumo de combustível (QAV) de US$1 milhão ao ano. A meta da empresa é encerrar o ano com no mínimo 96 aviões.

Para o analista Marcelo Ribeiro, a mudança nos aviões da TAM e da Gol é uma ação isolada, provocada pelo aumento da demanda causada pela quase saída da Varig do mercado, e não uma tendência a ser copiada.