Título: LIGHT PLANEJA AQUISIÇÕES NO SETOR
Autor: Ramona Ordoñez
Fonte: O Globo, 24/08/2006, Economia, p. 30

Compra de outras distribuidoras terá o objetivo de ampliar atuação da empresa

A Light, uma das maiores distribuidoras de energia do país, que atende a 31 municípios no Estado do Rio de Janeiro, planeja aumentar sua área de concessão com a compra de outras distribuidoras no futuro. A informação foi dada ontem pelo novo presidente da companhia, José Luiz Alquéres, durante palestra na Associação Comercial do Rio. A Região Sudeste será o foco da expansão da companhia.

A Rio Minas Energia (RME), novo grupo privado brasileiro que adquiriu o controle da Light - que pertencia à estatal francesa Électricité de France (EDF) - tem como objetivos a volta do crescimento da empresa.

José Alquéres explicou que, atualmente, o setor de energia tem 64 distribuidoras. Dentro de dez anos esse número deverá cair para oito ou dez empresas, no máximo.

- Uma dessas empresas será a Light. Quando arrumarmos a casa e formos uma grande geradora de caixa, a Light será uma das empresas consolidadoras - destacou o executivo.

Novo presidente espera melhora nos resultados

Daqui a três ou quatro anos, explicou Alquéres, distribuidoras de menor porte estarão sendo adquiridas pelas maiores. Para Alquéres, esse será também o tempo necessário para os novos controladores da Light consolidarem a empresa com melhora em seus resultados.

O executivo destacou também a importância de os governos federal e estaduais reduzirem a carga tributária do setor. Do valor total da conta de luz, 37% correspondem a impostos. Se a carga tributária fosse a mesma cobrada há 25 anos, a tarifa seria 20% menor, afirmou ele.