Título: No Sul, Lula mistura agenda de presidente e candidato
Autor: Ricardo Galhardo e Chico Oliveira
Fonte: O Globo, 25/08/2006, O País, p. 8

PT divulga nota dizendo que pagará viagem eleitoral

FOZ DO IGUAÇU (PR) E PORTO ALEGRE. Em visita ontem ao Paraná, o presidente Luiz Inácio da Silva teve compromissos como presidente - uma visita à hidrelétrica Binacional de Itaipu - e como candidato à reeleição - um encontro com prefeitos no Paraná. Em rápida entrevista após a solenidade em Itaipu, Lula disse ser difícil separar os dois papéis:

- Não sei se estou dando esta entrevista como candidato ou presidente. Você interpreta como quiser, porque a legislação... Eu hoje estava dando uma entrevista para a Rádio Gaúcha e depois tive que assinar documentos, decretos, medidas provisórias e projetos de lei. A mudança de presidente para candidato é uma coisa quase que momentânea. Precisa depois perguntar ao presidente do partido e ver como eles estão pagando - disse Lula, depois de visitar o centro tecnológico de Itaipu.

Lula disse isso ao ser perguntado sobre quem pagaria a conta das despesas com a viagem de presidente a Foz do Iguaçu, embora tivesse também encontros políticos como candidato. Em nota, o PT informou que as despesas relativas à viagem de Lula à cidade de Foz do Iguaçu serão pagas pelo comitê financeiro da campanha. O PT diz que a campanha arcará com os deslocamentos aéreos e terrestres, assim com gastos com hospedagem e alimentação, "embora a maior parte da agenda desta viagem seja composta por atividades de governo".

Segundo a nota do PT, à União caberão os gastos da comitiva pessoal do presidente, como segurança, médico e assessores, como previsto em lei. "Este é o procedimento que o comitê adotou para toda a campanha."

"Precisava dessa drogade sanguessuga?"

No encontro com cerca de 300 prefeitos do Paraná, Lula criticou deputados e prefeitos que se envolveram com o escândalo da compra superfaturada de ambulâncias. Lula disse que a "relação de subserviência dos prefeitos com o governo federal é que levou ao escândalo como o dos sanguessugas".

- Nem todos que chegaram à Presidência tiveram noção da importância da relação com os municípios. Tem gente que adorava ver um prefeito em Brasília com o chapéu na mão. Precisava dessa droga de sanguessuga para uma prefeitura ter uma ambulância? Tem gente que quer entrar pelas portas dos fundos. A pessoa quer um caminho mais fácil. Ao invés de dar dois passos, quer pisar na grama.

Depois de dizer que deu mais atenção aos prefeitos do que outros presidentes, Lula disse que criou o Ministério das Cidades, participou de duas marchas de prefeitos e até uma sala para prefeitos ele criou na Caixa Econômica Federal.

- Precisamos acabar com essa história de prefeito andar de baixo do braço do deputado e ficar na mão das empresas de lobby que prometem levá-lo a Brasília e fazer reunião com o presidente, prometendo mundos e fundos.

Em Porto Alegre, Lula disse, em entrevista à Rádio Gaúcha, que assumirá o papel de construir alianças no Congresso.

- Num possível segundo mandato, eu vou assumir mais diretamente a construção das alianças. Pessoalmente, eu quero conversar com o PMDB, pessoalmente eu quero conversar com todos os partidos políticos, com os governadores.

Repetiu que não conhecia o mensalão:

- Como é que as pessoas insinuam que o presidente da República sabia de uma coisa que acontece neste país de oito milhões e meio de quilômetros quadrados?

Lula falou ainda de sua campanha, feita sem as bandeiras e as cores do PT. Disse que o vermelho está no seu coração:

- O que podem exigir mais de PT do que a minha cara? O vermelho está no coração, aí não precisa colocar. Temos que priorizar as cores verde e amarela do Brasil. Quais são as cores do Brasil? Verde, amarelo, azul e branco são as cores da campanha. Sou um candidato do povo brasileiro, não apenas do meu partido.

O presidente disse que está acontecendo tudo com que ele sempre sonhou, apesar do lucro dos banqueiros.

- Está acontecendo no Brasil tudo o que eu sonhei acontecer quando eu era dirigente sindical. É verdade que nós temos os banqueiros ganhando dinheiro. Mas é melhor os banqueiros ganharem dinheiro do que eles não terem ganho e o Tesouro ter que arcar com as despesas.

* Enviado especial