Título: CID GOMES SOBE 15 PONTOS E LIDERA NO CEARÁ
Autor: Bernardo de la Peña e Maiá Menezes
Fonte: O Globo, 26/08/2006, O País, p. 13

Datafolha: candidato do PSB chega a 50%; governador tucano Lúcio Alcântara desce para 37%

BRASÍLIA. Pivô da primeira grande crise na campanha do candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, ao elogiar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador do Ceará e candidato à reeleição, Lúcio Alcântara (PSDB), perdeu votos, segundo pesquisa Datafolha divulgada ontem. Numa reviravolta na sucessão estadual, Lúcio Alcântara teve uma queda de sete pontos percentuais, passando de 44% para 37% das intenções de votos, enquanto o candidato do PSB, Cid Gomes, apoiado por Lula, passou à frente, alcançando 50% das intenções de voto. Na pesquisa anterior, realizada nos dias 7 e 8 de agosto, Cid tinha 35%.

Segundo a pesquisa Datafolha, Cid, irmão do ex-ministro Ciro Gomes, venceria a disputa já no primeiro turno se as eleições fossem hoje, com 56% dos votos válidos (excluídos os nulos e os brancos), contra 41% de Lúcio.

O coordenador da campanha de Lúcio Alcântara e presidente regional do PSDB, Raimundo Viana, minimizou o resultado da pesquisa.

¿ Recebemos a pesquisa com tranqüilidade e ela não reflete a realidade. Já aconteceu isso há 15 dias com outra pesquisa. Aparecer ao lado do presidente Lula seria um fator positivo. O grande nome da eleição chama-se Lula, e o governador não tem por que negar que ele é amigo de Lula ¿ disse Viana.

Tucano usou elogio de Lula em sua campanha

O tucano Lúcio Alcântara sempre teve bom diálogo com Lula e usou no início desta semana, em seu programa eleitoral no rádio, declarações do presidente elogiando sua gestão. Ele também exaltou suas boas relações com Lula no programa na televisão. A decisão de Lúcio, que trava no estado uma disputa interna com o presidente do PSDB, senador Tasso Jereissati ¿ que não queria sua reeleição ¿, irritou a cúpula do comando da campanha de Alckmin. Tasso, que continuava no interior, segundo sua assessoria, não se pronunciou.

Já para outra ala de tucanos, a mudança no quadro eleitoral no Ceará registrada na pesquisa Datafolha reflete uma rejeição ao uso de discurso de Lula no programa do governador, reforçando uma imagem de que Lúcio seria ¿dissimulado¿.

¿ É uma tremenda reviravolta. Acho que tem alguma coisa do programa eleitoral. Talvez a identificação do povo com a mensagem dele (Cid) tenha sido maior ¿ avaliou o deputado Bismarck Maia (PSDB-CE).

Renato Roseno (PSOL), caiu de 2% para 1%, e Salete Maria (PCO) ficou com 1%. Os candidatos José Maria (PL) e Horácio Gondim (PSDC) não atingiram 1%. A nova pesquisa foi realizada nos dias 23 e 24 de agosto e ouviu 999 eleitores, em 42 municípios. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.