Título: CRISTOVAM: LULA SE APROPRIA DE DISCURSO
Autor: Bernardo de la Peña e Maiá Menezes
Fonte: O Globo, 26/08/2006, O País, p. 13

Pedetista diz que presidente não fez e não vai fazer revolução na educação

RECIFE. O candidato do PDT à Presidência, Cristovam Buarque, insinuou ontem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está se apropriando do seu discurso no programa eleitoral gratuito ao anunciar uma revolução na educação. Disse que o petista vem repetindo promessas da última campanha presidencial que, no entanto, foram engavetadas em seus quatro anos de governo.

¿ Quando me propus a erradicar o analfabetismo em quatro anos, ele disse, durante uma reunião com empresários, que quem é apressado come cru. Aquilo foi na verdade um puxão de orelha em mim.

Cristovam disse que, quando estava à frente do Ministério da Educação, sugeriu ao presidente Lula que fizesse um pronunciamento à nação, no início do ano letivo. A idéia foi rejeitada, segundo ele, pelo então ministro Luiz Gushiken, que teria dado pouca importância ao assunto.

¿ Nada do que foi prometido foi cumprido nesses quatro anos, e agora o presidente vai à televisão anunciar no horário eleitoral que vai fazer revolução na educação? Isso é o mesmo que dizer que no próximo governo não haverá mensalão ¿ ironizou Cristovam em palestra na Câmara Municipal de Paulista, a 15 quilômetros de Recife.

Após encontrar-se com políticos e educadores em Paulista, ele foi para a sede do PDT em Recife e, em entrevista, amenizou as acusações de que o presidente estaria se apropriando do seu discurso.

¿ O verbo não é roubar, e também não diria se apropriando, mas ele está prometendo coisas que não fez em quatro anos e que paralisou durante sue governo. Coisas que comecei como ministro da Educação, muitas vezes contra a vontade dele. Mas o povo não é bobo.