Título: Ibope: Cid Gomes lidera no Ceará
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 29/08/2006, O País, p. 8

Lúcio Alcântara cai de 46% para 37%

BRASÍLIA. Uma nova pesquisa de intenção de voto divulgada ontem confirmou a reviravolta na eleição para o governo do Ceará. Segundo números do Ibope, divulgados pela TV Verdes Mares (afiliada da TV Globo), Cid Gomes (PSB), irmão do ex-ministro Ciro Gomes e apoiado pelo presidente Lula, está na frente do governador Lúcio Alcântara (PSDB), que disputa a reeleição. Cid subiu 16 pontos e passou de 35% das intenções de voto para 51%, enquanto Lúcio perdeu nove pontos e caiu de 46% para 37%.

Registrada no TRE do Ceará com o número 18.091/2006, a pesquisa do Ibope ouviu 1.204 eleitores em 58 municípios cearenses de 25 a 27 de agosto.

Semana passada, pesquisa Datafolha já registrara uma mudança no quadro eleitoral da eleição cearense, com Lúcio Alcântara perdendo sete pontos percentuais e caindo de 44% para 37% nas intenções de voto, enquanto Cid Gomes pulou de 35% para 50%.

Para tentar neutralizar o efeito do apoio do presidente a Cid Gomes, os aliados de Lúcio Alcântara voltaram a utilizar um depoimento de Lula na propaganda eleitoral. Mas, desta vez, no horário reservado ao PRP. O programa exibiu uma foto do presidente ao lado de Lúcio e a gravação de um discurso em que ele descreve sua boa relação com o tucano. Ao final, um texto no vídeo diz que ¿Lula é melhor para o Brasil¿ e ¿Lúcio é melhor para o Ceará¿. Em 23 de agosto, a Justiça Eleitoral determinara a retirada de referências ao presidente na propaganda do candidato do PSDB.