Título: INTELECTUAIS SE REÚNEM PARA APOIAR REELEIÇÃO
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 29/08/2006, O País, p. 8

Defensores de Lula alegam que presidente desconhecia os escândalos de corrupção

SÃO PAULO. Intelectuais reunidos ontem num hotel de São Paulo para um encontro com o presidente Lula explicaram seu voto a favor da reeleição, alegando que o presidente desconhecia os escândalos de corrupção em seu governo. Um dos que defenderam o voto em Lula foi Ariano Suassuna, autor do ¿Auto da Compadecida¿.

¿- Vejo isso amargurado mas, talvez por ser velho, menos perplexo. Assisti a isso no governo Getúlio. Ele, que era um homem honrado, ficou desesperado e deu um tiro no peito. Lula não dará esse tiro, graças a Deus, porque tem a sabedoria e a paciência do homem do povo brasileiro ¿ disse Suassuna, suplente na chapa ao Senado do PSB, no Ceará.

O escritor Carlos Alberto Libânio, o Frei Betto, que deixou o governo quando os escândalos vieram à tona e deixou clara sua insatisfação no livro ¿A mosca azul¿, afirmou que ainda assim votará em Lula:

¿- Vou votar no Lula outra vez esperando que o segundo mandato seja melhor.

O escritor e rapper Ferréz, morador do Capão Redondo, bairro violento de São Paulo, foi ameaçado de morte quando denunciou o assassinato de moradores da região pela polícia, durante a gestão de Geraldo Alckmin (PSDB), em quem diz não votar:

¿- Os escândalos não me impedem de votar em Lula, até porque até agora nada ficou provado. Além disso, a possível questão ética não derramou o sangue dos manos da minha quebrada.