Título: A consagração do zoológico eleitoral gratuito
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 29/08/2006, O País, p. 8

Finalmente ¿ está feita justiça ao espetáculo trash-cívico que garante a diversão nas tardes e noites da TV a cada dois anos. A internet brasileira orgulhosamente apresenta os fãs do horário eleitoral gratuito! A turma que não perde o desfile de lulas, crivellas, palmeiras, heloísas, bivares, denises ¿ e, mais ainda, de Senhorita Suely, Dr. Ladeira (¿subindo ou descendo¿), Peixinho (¿seu amigo até debaixo d¿água¿), Doutora Camardella, além da campeoníssima Zefa, a do ¿sete-dois-ovo-e-um-pau¿. Agora, duas comunidades do orkut tecem loas à propaganda gratuita. A democracia amadurece às gargalhadas.

A explícita ¿Eu adoro horário político¿ conta 1.329 membros, que discutem diariamente as travessuras do zoológico eletrônico-eleitoral. Um dos fãs, Alessandro Almeida, de Caxias, oferece pedaço de respeito de sua coleção de nomes inacreditáveis: Ademar Sem Terra, Zezinho Fifiu, Claudio Jarrão, Zé Amendoim, Bigú Rei do Pão, Batista do Fusquinha, Cachipitty, Carlinhos do Parado de Bola.

Flávia Emanuela (que não é candidata, só internauta) segue na prosa, citando o cearense Valmir Santos, auto-apelidado Neguinho dos Olhos Castanhos. Num gentil oferecimento do fã Clécio Araújo, São Paulo entra na dança com a pujança que caracteriza o estado: Purê, Ursão, Zé do Caixão, Pateta, Pitoco, Betão do Lava-Rápido, Antonio Paes Baratão, Quito Formiga, Zóza e Primo Preto.

Outra comunidade, a dos ¿Fãs do horário eleitoral¿, tem 338 integrantes e um perfil mais, por assim dizer, suingado. Eles mergulham em debates como o melhor jingle do ano, que serviu para Bruno Reddin revelar um hit de Curitiba para o Brasil: ¿Se você não sabe se vai ou fica/ Vote no Chimbica, 33333/ O amigo de vocês!¿ No capítulo slogan, o paulista Roberto Fonseca conta ao resto do Brasil que Eneás, candidato a passar mais quatro anos esquentando uma cadeira na Câmara, repaginou-se muito além do visual: ¿Com ou sem barba, meu nome é Enéas¿.

As duas comunidades, aliás, homenageiam o nobre deputado, com fotos e desenhos. Afinal, os internautas adoram uma comédia.