Título: LÚCIO GRAVA ENCONTRO COM LULA NO PLANALTO
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 29/08/2006, O País, p. 8

Governador do Ceará diz que não traiu Alckmin mas admite que o presidente é um bom puxador de votos

BRASÍLIA. Depois de ter explorado em seu programa eleitoral as boas relações que tem com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador do Ceará e candidato à reeleição, Lúcio Alcântara (PSDB), encontrou-se ontem com o presidente no Palácio do Planalto. Lúcio disse que os dois trataram de ¿interesses administrativos do Ceará¿. Para registrar o encontro, de cerca de meia hora, Lúcio levou uma equipe de TV para gravar. Ele disse que não traiu o PSDB e a candidatura de Geraldo Alckmin.

O governador admitiu que Lula é um bom puxador de votos, e afirmou que basta olhar as pesquisas no Ceará, onde o presidente tem mais de 70% da preferência do eleitorado, para comprovar isso. Lúcio sugeriu que o traidor do PSDB é o próprio presidente do partido, senador Tasso Jereissati (CE), amigo do ex-ministro Ciro Gomes, cujo irmão, Cid Gomes, é o candidato do PSB ao governo. Perguntado se estaria traindo o PSDB ou Alckmin, Lúcio respondeu:

¿ De maneira nenhuma. Se houver um traidor, certamente não sou eu. Agora, tive relações pessoais e institucionais com o presidente, tenho e vou ter enquanto eu for governador. Tinha uma questão a tratar e não faria às escondidas. A reunião foi de caráter institucional e administrativo ¿ disse Lúcio.

Tratamento de Lula foi generoso

O governador disse que incluiu Lula em seu programa eleitoral porque Cid estaria querendo monopolizar a imagem do presidente, tentando passar a impressão de que só um aliado terá condições de governar. O tucano disse que Lula fez declarações a seu respeito ¿extremamente favoráveis e generosas¿.

¿ Quis mostrar que é possível administrar bem mesmo quando há políticos de partidos diferentes. O presidente Lula, numa solenidade oficial, teve a ocasião de se manifestar a meu respeito, sobre a minha figura humana, de político e de administrador ¿ disse Lúcio.

O governador cearense justificou o encontro no Planalto afirmando que tinha urgência de tratar de assuntos administrativos com o presidente. Não soube, porém, dizer qual era a pendência nem o volume de recursos envolvido. No final da entrevista, auxiliado por um assessor, disse que foi tratar de investimentos de R$500 milhões, principalmente relacionados ao Porto de Pecém.

O presidente Lula, que apóia Cid Gomes para o governo do Ceará, posou para fotos ao lado do tucano e o recebeu em seu gabinete para um encontro agendado de última hora.

Apesar dos afagos a Lula, Lúcio afirmou que é do PSDB e que apóia o candidato Geraldo Alckmin. Perguntado se já considerava Alckmin derrotado na disputa eleitoral, respondeu que não há ¿eleição ganha por antecipação¿:

¿ Apóio o governador Geraldo Alckmin. Ele tem ido ao estado e tem sido muito bem recebido, muito bem tratado por mim. Continuo firme (na sua campanha) e estou fazendo o que posso ¿ disse o governador.

Ao ser perguntado se Lula era um bom puxador de votos, respondeu:

¿ Olha as pesquisas que vocês estão vendo lá. Se ajuda ou não, é uma questão que a gente tem que avaliar.

Foi o próprio governador quem pediu a audiência no Planalto no final da semana passada. Na conversa, Lula teria dito que não pretende entrar em bate-boca na campanha eleitoral.