Título: HELOÍSA: `TRANSPOSIÇÃO É UMA FARSA¿
Autor: Flávio Freire
Fonte: O Globo, 29/08/2006, O País, p. 13

No Nordeste, candidata do PSOL defende revitalização do Rio São Francisco

MACEIÓ. A candidata do PSOL à Presidência da República, senadora Heloísa Helena (AL), disse ontem, em Maceió, que o projeto de Transposição do Rio São Francisco para as regiões mais secas do Nordeste é ¿uma farsa para desviar dinheiro público¿. Segundo a senadora, a água do Velho Chico, em vez de matar a sede da população sertaneja e dos animais, será desviada para outros objetivos:

¿ Essa transposição é uma farsa técnica e uma fraude política. Oitenta por cento dos recursos hídricos da transposição são para viabilizar uma usina siderúrgica de capital coreano e italiano prevista para se instalar no Nordeste. Existem projetos mais baratos e menos danosos à natureza ¿ disse a candidata, ao defender a revitalização do rio antes de se pensar na sua transposição.

¿Banco do Nordeste serve a gangues partidárias¿

Depois de passar o fim de semana em campanha pelo interior de Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Alagoas, a candidata disse que a imagem dos estados é semelhante porque, segundo ela, faltam investimentos na diversificação da economia regional. E novamente atacou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT):

¿ No semi-árido do Nordeste a imagem é a mesma, tudo igual: muita miséria, pobreza e a completa ausência de investimento público para dinamizar a econômica local e a geração de renda. A tecnologia não chegou ao interior nordestino. As elites políticas e governantes se mostraram incompetentes para promover o desenvolvimento e alternativas econômicas na região.

A candidata disse ainda que não falta dinheiro e acusou o Banco do Nordeste de não cumprir sua função social. Segundo Heloísa, a instituição se transformou numa ¿caixinha¿:

¿ O Banco do Nordeste não pode mais viabilizar projetos como o da transposição nem servir a gangues partidárias e bandos de políticos. Virou caixinha. No nosso governo, os R$5 milhões do Banco do Nordeste serão disponibilizados para dinamizar o desenvolvimento da economia local ¿ prometeu. E acusou: ¿ O problema do Nordeste é agravado por causa da incompetência do governo.

Heloísa chegou a Maceió por volta de 1h da manhã de ontem, dormiu em casa e aproveitou para descansar. No início da tarde viajou para São Paulo, onde, à noite, participou de um programa de entrevista. Sobre a sua queda nas pesquisas de intenções de voto, justificou não ter os mesmos recursos dos candidatos que lideram nas pesquisas:

¿ Sou grata ao povo brasileiro pela demonstração de carinho. Não tenho os recursos milionários nem o aerolula. A disputa é desigual. Juntando o tempo dos dois candidatos (Lula e o tucano Geraldo Alckmin), eles têm 18 minutos contra apenas um minuto da minha campanha. Mas estarei no segundo turno ¿ afirmou.

* Especial para O GLOBO

www.oglobo.com.br/pais/eleicoes2006