Título: O ADEUS A DOM LUCIANO
Autor:
Fonte: O Globo, 29/08/2006, O País, p. 14

Depois da missa em São Paulo, corpo segue para Minas; enterro é amanhã

SÃO PAULO e BELO HORIZONTE. Quatro mil pessoas foram à Catedral da Sé, no Centro de São Paulo, para se despedir do arcebispo de Mariana (MG), D. Luciano Mendes de Almeida, na missa de corpo presente. Ele morreu no domingo, aos 75 anos, no Hospital das Clínicas, em conseqüência de um câncer no fígado. Depois da missa, o corpo de D. Luciano foi levado para Belo Horizonte num avião da Força Aérea Brasileira e velado no Instituto Santo Inácio, onde funciona uma escola de filosofia mantida pela Ordem dos Jesuítas. A chuva impediu que o corpo seguisse no carro do Corpo de Bombeiros.

Nascido em 5 de outubro de 1930 no Rio de Janeiro, o religioso dedicou sua vida aos pobres e às crianças abandonadas. Em São Paulo, cuidava da região Episcopal do Belém, na Zona Leste, e era o responsável pela Pastoral do Menor. O corpo de Dom Luciano será enterrado amanhã, às 9h, na cripta dos arcebispos, na catedral de Mariana, mas antes do enterro está prevista uma missa celebrada pelo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Geraldo Majella Agnelo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve participar da missa e acompanhar o sepultamento.

Dom Luciano foi secretário-geral da CNBB por dois mandatos consecutivos, de 1979 a 1986, e presidente da entidade também por dois mandatos consecutivos, de 1987 a 1994. A CNBB divulgou nota de pesar: ¿Seu amor aos pobres o fez servidor e amigo dos pobres e defensor de suas causas. Sua vida de oração e o testemunho de amor a Deus e ao próximo ajudaram muitas pessoas a se aproximarem de Deus.¿

O presidente Lula também divulgou mensagem destacando o papel de D. Luciano na luta pela redemocratização do país e sua dedicação aos pobres: ¿Desempenhou papel relevante na luta pela redemocratização e dedicou toda a sua vida à população carente do Brasil. Deu ao país uma contribuição inestimável com seu exemplo de renúncia pessoal e dedicação aos pobres na Pastoral do Menor¿.

O candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, afirmou:

¿ Ético e coerente, Dom Luciano Mendes de Almeida deixa uma invejável folha de excelentes serviços prestados. Sua brava e permanente luta pela justiça social é uma inesquecível lição de amor ao Brasil, que ele sempre quis ver menos desigual e mais solidário.

¿ A vida dele foi exemplo para todos e deixou uma grande obra. Deixa a mensagem de que é preciso amar sem pensar em si mesmo ¿ disse o cardeal-arcebispo de São Paulo, D. Cláudio Hummes.

Em Belo Horizonte, o governador Aécio Neves(PSDB) e o prefeito da capital, Fernando Pimentel (PT), foram render as últimas homenagens a Dom Luciano.